Entre dois hatches médios 2010: VW Golf ou Hyundai i30?
Leitor pede uma análise entre os hatches considerando atributos de custo-benefício
grano - abril 7, 2016
Guru, qual seria a melhor compra? Entre Golf 2010 manual Sportline 1.6 com teto, ou i30 2.0 automático também do mesmo ano? Consumo, manutenção, desvalorização, etc… – pergunta enviada por Lucas Ricardo
Lucas muito obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! Agradeço muito por sua audiência!
De fato sua dúvida é bem complexa, então vamos analisar os diversos pontos por partes.
O câmbio automático, presente no Hyundai i30, é um item cada vez mais valorizado no mercado. Inclusive ele ajuda a conter a desvalorização do modelo e ajuda em sua liquidez na hora da revenda. Isso sem falar no maior conforto em especial para os deslocamentos urbanos.
A grande questão é que ao mesmo tempo em que colabora com o conforto, o câmbio automático, em especial no caso do i30 que tem apenas 4 marchas, prejudica o consumo. Basta mencionar que o Hyundai registra médias de 8,9 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Os números podem ser considerados apenas razoáveis considerando que o i30 aceita apenas gasolina. O Volkswagen Golf 1.6 Sportline manual, por sua vez, conta com parciais de 9,4 km/l e 12,1 km/l, respectivamente, utilizando gasolina (ele é flex, mas considerei os números com o combustível derivado do petróleo apenas para uma comparação mais coerente).
Vale destacar que, por contar com produção local e vários componetes divididos com outros modelos da VW, o Golf tem peças mais baratas e manutenção mais fácil em relação ao i30. Aliás, buscar manutenção na rede de importados da Hyundai vai sair muito caro.
Por tudo isso, Lucas, o Golf Sportline é uma alternativa que tende a lhe dar menos custos. Só fique atento, entretanto, com o valor do seguro, um dos pontos que acendem o alerta quando se trata do Golf. Tanto ele quanto o i30 são dois ótimos modelos, com ótima dirigibilidade e bom nível de conforto. Porém, quando consideramos aspectos do custo-benefício e manutenção, o VW tende a ser mais interessante.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok