Avaliando a compra com isenção por faixas de preço
Leitor mandou uma interessante pergunta analisando modelos em três intervalos de valor
grano - maio 11, 2016
Minha isenção (Ipi Icms p/ pcd)está para sair e tenho dúvidas na compra. Usei o seguinte critério: Até 40 mil (talvez consiga à vista), tenho Prisma e Etios hatch,… perto dos R$ 45 mil tenho Spin e Etios sedã e no teto do valor de isenção: Corolla Gli e Renegade. Sei que comparo categorias diferentes, mas meu pré-requisito são modelos automáticos e não automatizados, com bom valor na revenda. Colocaria o Fit e o City, mas com isenção eles ficam perto de R$50 mil, nessa margem o financiamento muda muito pouco para Corolla e Renegade. Grato! – pergunta enviada por Frederico Kemper
Frederico muito obrigado por enviar sua elaborada pergunta para o Guru dos Carros! Além disso, o exercício de separar os modelos por faixa de preço é tão interessante quanto elucidativo.
Em primeiro lugar, eu também concordo com você ao escolher somente modelos com câmbio automático convencional, que oferecem bem mais conforto em relação aos automatizados como a linha Dualogic da Fiat ou I-Motion da Volkswagen. Os ”soluços” a cada troca de marcha em veículos com esse tipo de transmissão não agradam.
Partindo para as faixas de preço, recomendo a você optar pelo Toyota Etios nas configurações hatch e sedã nos dois primeiros casos. Apesar dos Chevrolet Prisma e Spin contarem com uma transmissão melhor, no caso de 6 marchas, o grande problema da dupla reside nos motores. O 1.4 do Prisma torna-se muito apático quando abastecido com gasolina, enquanto o 1.8 do Spin carece de maior eficiência, já que ele exagera no consumo.
O Etios, por sua vez, deveria trazer uma caixa automática mais moderna, já que nesse aspecto suas 4 marchas ficam devendo. O que ajuda a salvar o modelo são os bons motores 1.3 e 1.5, que agora são fabricados no Brasil. Vale destacar que o Toyota oferece amplo espaço interno, suficiente para 5 adultos, superando com folga o Prisma nesse aspecto. O sedã, além do bom habitáculo compartilhado com o hatch, oferece porta-malas bem generoso. Fez muito bem ao Etios os aprimoramentos que a Toyota promoveu na linha 2017, com destaque para o painel de instrumentos digital e a central multimídia nas versões mais caras.
Já na terceira faixa de preço, entre Jeep Renegade e Toyota Corolla, recomendo a você optar pelo primeiro. O Corolla que se enquadra no limite de compra com isenção de impostos, sendo representado pela versão GLi, é ”pelado” demais não oferecendo sequer o rádio como item de série, algo inadmissível em um carro de sua categoria. O Renegade, por sua vez, além de contar com sistema de som, traz os controles de tração e estabilidade, além do freio de mão com acionamento elétrico, o que ajuda no conforto. Só não agrada no SUV compacto o consumo elevado e desempenho aquém do esperado em um produto moderno e na categoria na qual está inserido.
Resumindo, Frederico, entre todas as opções levantadas, optar pelo Toyota Etios é sem sombra de dúvida o melhor negócio.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok