Entre dois franceses: Citroën Aircross ou Peugeot 2008 Allure?
Leitor quer saber qual é a melhor opção entre os dois modelos considerando conforto, motor e custo/benefício
grano - setembro 30, 2016
Estou em dúvida sobre o Peugeot 2008 Allure e o Citroen Air Cross, ambos zero km, qual seria a melhor compra, levando em consideração conforto, motor e custoXbenefício?Grato pela atenção – pergunta enviada por Fabio Rodrigues
Fabio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Seu questionamento é bem interessante pois coloca lado a lado dois primos, de certa forma, ainda que distantes. Apesar das propostas diversas, o Citroën Aircross derivado originalmente de um monovolume e o Peugeot 2008 um crossover/SUV compacto, ambos por exemplo compartilham seus conjunto de motor e câmbio.
Considerando a versão Allure do Peugeot 2008, estamos tratando de um modelo de R$ 71.390 com câmbio manual de 5 marchas ou R$ 75.090 caso você opte pelo 2008 Allure automático, algo que não tenho como saber já que você não especifica o tipo de câmbio na pergunta.
Com preços parecidos, o Citroën Aircross com a caixa manual que mais se aproxima dos valores é a versão 1.6 Feel, tabelada em R$ 63.690. Já o Aircross com câmbio automático topo de linha custa R$ 74.690 na configuração Shine.
Nos dois cenários o Peugeot 2008 leva vantagem no que diz respeito ao nível de equipamentos, algo importante para o conforto a bordo. Mesmo se colocarmos os dois automáticos lado a lado, que não apresentam uma diferença de preço muito gritante, vale a pena destacar que o 2008 Allure conta com airbags laterais e ar-condicionado automático com 2 zonas (automático convencional no Aircross Shine). Ambos, contudo, contam com central multimídia com navegador integrado, sensor de estacionamento traseiro e controlador de velocidade.
Vale destacar que, apesar do porta-malas menor, no caso de 355 litros contra 403 litros do Citroën Aircross, vale destacar que o Peugeot 2008 conta com um projeto bem mais moderno com destaque para o ”i-cockpit”, painel em dois níveis que torna a cabine mais envolvente para o motorista. O crossover da Peugeot também se destaca pela dinâmica bem acertada e mais interessante do que o comportamento dinâmico do Aircross. Ambos oferecem bom nível de espaço interno na cabine, adequado para 4 adultos.
Em termos de motor e câmbio, os dois contam com o 1.6 16V flex de até 122 cv. O câmbio automático em ambos peca por contar com apenas 4 marchas, mas melhorou muito com a função Eco. O único inconveniente é que ela precisa ser acionada toda vez que você liga o carro. Com esse conjunto, tanto o 2008 quanto o Aircross oferecem desempenho aceitável e médias de consumo de 11,0 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com gasolina no caso do Peugeot, números bons para a categoria.
Por fim, como a preferência do mercado pelos SUVs compactos está longe de ser um ”moda” passageira e parece que vai permanecer por alguns bons anos pela frente, ao optar pelo 2008 você poderá ter um carro mais desejado na hora da revenda. Por tudo isso, recomendo a você optar pelo Peugeot 2008. As marcas francesas como um todo ainda sofrem com a desvalorização mais acentuada bem como a baixa liquidez dos usados, é sempre bom ter em mente.