Entre dois franceses: Citroën Aircross ou Peugeot 2008 Allure?
Leitor quer saber qual é a melhor opção entre os dois modelos considerando conforto, motor e custo/benefício
grano - setembro 30, 2016
Estou em dúvida sobre o Peugeot 2008 Allure e o Citroen Air Cross, ambos zero km, qual seria a melhor compra, levando em consideração conforto, motor e custoXbenefício?Grato pela atenção – pergunta enviada por Fabio Rodrigues
Fabio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Seu questionamento é bem interessante pois coloca lado a lado dois primos, de certa forma, ainda que distantes. Apesar das propostas diversas, o Citroën Aircross derivado originalmente de um monovolume e o Peugeot 2008 um crossover/SUV compacto, ambos por exemplo compartilham seus conjunto de motor e câmbio.
Considerando a versão Allure do Peugeot 2008, estamos tratando de um modelo de R$ 71.390 com câmbio manual de 5 marchas ou R$ 75.090 caso você opte pelo 2008 Allure automático, algo que não tenho como saber já que você não especifica o tipo de câmbio na pergunta.
Com preços parecidos, o Citroën Aircross com a caixa manual que mais se aproxima dos valores é a versão 1.6 Feel, tabelada em R$ 63.690. Já o Aircross com câmbio automático topo de linha custa R$ 74.690 na configuração Shine.
Nos dois cenários o Peugeot 2008 leva vantagem no que diz respeito ao nível de equipamentos, algo importante para o conforto a bordo. Mesmo se colocarmos os dois automáticos lado a lado, que não apresentam uma diferença de preço muito gritante, vale a pena destacar que o 2008 Allure conta com airbags laterais e ar-condicionado automático com 2 zonas (automático convencional no Aircross Shine). Ambos, contudo, contam com central multimídia com navegador integrado, sensor de estacionamento traseiro e controlador de velocidade.
Vale destacar que, apesar do porta-malas menor, no caso de 355 litros contra 403 litros do Citroën Aircross, vale destacar que o Peugeot 2008 conta com um projeto bem mais moderno com destaque para o ”i-cockpit”, painel em dois níveis que torna a cabine mais envolvente para o motorista. O crossover da Peugeot também se destaca pela dinâmica bem acertada e mais interessante do que o comportamento dinâmico do Aircross. Ambos oferecem bom nível de espaço interno na cabine, adequado para 4 adultos.
Em termos de motor e câmbio, os dois contam com o 1.6 16V flex de até 122 cv. O câmbio automático em ambos peca por contar com apenas 4 marchas, mas melhorou muito com a função Eco. O único inconveniente é que ela precisa ser acionada toda vez que você liga o carro. Com esse conjunto, tanto o 2008 quanto o Aircross oferecem desempenho aceitável e médias de consumo de 11,0 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com gasolina no caso do Peugeot, números bons para a categoria.
Por fim, como a preferência do mercado pelos SUVs compactos está longe de ser um ”moda” passageira e parece que vai permanecer por alguns bons anos pela frente, ao optar pelo 2008 você poderá ter um carro mais desejado na hora da revenda. Por tudo isso, recomendo a você optar pelo Peugeot 2008. As marcas francesas como um todo ainda sofrem com a desvalorização mais acentuada bem como a baixa liquidez dos usados, é sempre bom ter em mente.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok