Procurando a melhor estratégia para a compra com isenção
Leitor não sabe se deve optar por um carro mais tradicional ou um SUV e pediu a ajuda do Guru
grano - novembro 30, 2016
Bom dia César, tenho acompanhado o site a algum tempo e sempre leio as matérias referentes a compra com isenção. Desde o início do ano, houveram mudanças significativas com relação as melhores opções para compra nesse segmento. Resumindo, tenho uma certa preferência por sedãs, mas confesso que penso muito também nos SUVs. Como vou financiar uma parte do veículo, qual seria a melhor opção? uma compra racional? Corolla/City, apesar de ”pelados”, a baixa depreciação e fácil revenda ajuda muito. Ou comprar um carro mais completo? Seguindo o seu raciocínio/indicação, qual SUV se enquadraria, já que é um segmento que também me atrai – pergunta enviada por Luis Pimentel
Luis em primeiro lugar fico feliz por você acompanhar nosso trabalho aqui no Guru dos Carros. Espero ajudá-lo da melhor forma possível!
Seu questionamento é mais profundo e exige várias reflexões sobre alguns temas.
Em primeiro lugar, apesar de Toyota Corolla e Honda City contarem com uma boa reputação no mercado de usados graças à força de suas marcas, em especial no caso do Corolla sua versão apta a receber os descontos tributários é ”pelada” demais. O Corolla GLi para o público PCD (pessoas com deficiência) sequer traz rádio de série. Tenha certeza que, um Corolla sem rádio, rodas de liga leve, revestimento interno de couro dentre outras características com certeza terá a liquidez (facilidade de revenda) muito prejudicada. Não é por acaso que a versão mais procurada atualmente do sedã médio é a XEi.
Se você quer mesmo ficar na categoria dos sedãs, uma excelente opção no momento é o Citroën C4 Lounge. O modelo na configuração Origine Business PCD tem preço ”cheio” de R$ 68.500 e traz um conteúdo bem mais interessante em relação ao Corolla, com destaque para a presença no Citroën dos controles de estabilidade e tração, rodas de liga leve aro 16”, limitador e regulador de velocidade, trio elétrico, sistema de som, dentre outros equipamentos. Além do custo-benefício, outro ponto muito positivo do C4 Lounge é o conjunto mecânico, composto pelo motor 1.6 THP flex (turbo e injeção direta) e o câmbio automático de 6 marchas. Bem moderno e eficiente, o propulsor confere bom desempenho ao sedã sem um consumo excessivo de combustível.
Claro que a marca Citroën, assim como as demais francesas, ainda sofre preconceito do mercado de usados, porém, como você já vai adquirir o veículo com uma boa redução no preço sugerido, você não sentirá tanto a desvalorização mais elevada.
Já se você quiser partir para um SUV, o cenário fica mais complicado. Atualmente o Jeep Renegade, que conta com uma versão especial para o público PCD, desponta como a melhor alternativa. Ele não é um modelo imune a falhas, como o elevado consumo e o desempenho não muito adequado a um modelo nessa faixa de preço, porém conta com um bom pacote de itens de série (incluindo os controles de estabilidade e tração) e seu câmbio automático de 6 marchas não tem uma reputação de problemas como o Powershift de dupla embreagem do Ford EcoSport. O melhor SUV apto a receber isenção de impostos hoje na minha opinião é o Honda HR-V, porém, como o valor supera em muito a faixa de R$ 70.000, você só conseguiria o abatimento do IPI.
Logo, se fosse para optar entre todos os modelos que falamos aqui, ficaria com o Citroën C4 Lounge.
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