Vale a pena comprar um Ford EcoSport com o câmbio PowerShift?
Leitor quer saber se deve optar pelo modelo mesmo com o retrospecto de problemas
grano - dezembro 2, 2016
Circulam na internet várias reportagens dizem que a Ford abandonará o câmbio Powershift devido aos constantes defeitos e grande número de reclamações, o que leva a pensar se vale o risco na compra de uma Ecosport 1.6 SE Powershift, mesmo com os 3 anos de garantia? Fora a polêmica do câmbio Powershift, o consumo do modelo 1.6 é bom para o uso urbano – pergunta enviada por Felipe Bueno
Felipe obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
De fato a questão envolvendo a transmissão de dupla embreagem da Ford é muito polêmica. Na verdade, o que ocorre no momento é que a fabricante resolveu abandonar o nome PowerShift para o câmbio até mesmo pela péssima reputação que ele acabou recebendo. Mudança mesmo desse componente talvez só na próxima geração do produto, que ainda levará algum tempo. Em 2017 o EcoSport vai estrear um pesado facelift, que trará algumas melhorias não só estéticas, mas sobretudo no acabamento e nível de equipamentos.
Quando procurada, a Ford manifesta que já resolveu as falhas envolvendo a transmissão com a troca do material da embreagem e recalibrando o sistema, o que, segundo ela, já está sendo adotado nos carros mais recentes e elimina falhas futuras do projeto.
De fato, se fosse um conjunto confiável, o Ford EcoSport entregaria um dos powertrains mais interessantes do segmento, já que o motor 1.6 16V é moderno e eficiente, e as trocas rápidas do câmbio de dupla embreagem colaboram para melhorar o desempenho e a economia de combustível.
Eu creio, Felipe, que também não podemos ser avessos à palavra da montadora e ela merece nossa boa fé, contudo, mesmo assim, só compraria um EcoSport automático se fosse novo (vale a pena esperar o facelift) e manteria o cronograma de manutenção em ordem para não perder a garantia. Em paralelo, ficaria atento com o comportamento do carro para monitorar caso algum problema apareça nesse período.
Com o câmbio de dupla embreagem e motor 1.6 16V, o EcoSport FreeStyle entrega parciais de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, ambas com gasolina, números que podem ser considerados muito bons dentro do segmento.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok