Leitor quer saber qual é a melhor opção entre o recém-lançado SUV da Hyundai e o líder de mercado
grano - janeiro 19, 2017
Hyundai Creta ou Honda HR-V? – pergunta enviada por Ricardo Lima
Ricardo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Como você não cita a versão dos dois modelos que está considerando para a compra, vou considerar aquelas que tem mais saída no caso de Honda HR-V e a estimada para o Hyundai Creta.
Segundo a Honda, o HR-V mais procurado está nas configurações EX e EXL, sendo que a primeira está nas lojas por R$ 93.000 e a segunda tem valor sugerido de R$ 101.400.
A Hyundai, por sua vez, espera que o Creta com a maior participação nas vendas seja equipado com motor 2.0 16V. Nesse caso ele é oferecido nas versões Pulse 2.0 automática (R$ 92.490) e Prestige 2.0 automática (R$ 99.490), a qual já avaliamos aqui no AUTOO.
Pensando em seguir os passos do líder do segmento, a Hyundai distribuiu os pacotes de equipamentos e trouxe os preços do Creta para um patamar bem próximo ao do Honda HR-V, o que é claramente percebido em uma análise do custo-benefício de ambos.
Apesar do conjunto correto, o Hyundai Creta não chega a surpreender dentro do segmento. Considerando que você precisará gastar quase a mesma quantia para comprar um ou outro, o Honda HR-V entrega uma cabine bem mais espaçosa e com a vantagem do prático sistema de rebatimento dos bancos compartilhado também pelo Fit. Além disso, o HR-V tem uma cabine mais moderna, com destaque para o console central vazado na parte inferior e a presença do ar-condicionado automático digital desde a versão EX. Os plásticos e demais elementos no interior do HR-V também são mais agradáveis ao olhar do que as peças usadas no Creta, algumas com aspecto simples como a tela do ar-condicionado digital presente na versão Prestige.
Se você quiser um carro completo, é melhor partir para o HR-V na versão EXL, que conta com revestimento interno de couro e central multimídia com navegador e câmera de ré. Os dois atributos são itens muito valorizados pelos consumidores e não me agrada, particularmente, essa estratégia adotada tanto pela Honda como a Hyundai de ”forçar” seus consumidores a comprar a versão topo de linha para contar com eles. Nesse ponto, o Nissan Kicks entrega um custo-benefício bem mais interessante, sendo tabelado em R$ 91.900 na opção SL já com todos esses equipamentos de série.
Voltando para o HR-V e o Creta, o Honda ainda tem a vantagem do conjunto mecânico mais eficiente. Seu 1.8 16V trabalhando em conjunto com o câmbio automático CVT entrega bom desempenho ao HR-V e consumo comedido, com médias de 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, ambas com gasolina. As médias do Creta 2.0 com start-stop são de 10 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada.