Entre Jeep Compass, Audi Q3, Honda CR-V e Toyota RAV4
Leitor quer adquirir um dos quatro SUVs na faixa de R$ 130.000 e pediu a ajuda do Guru dos Carros
grano - abril 20, 2017
Bom dia. Tenho uma dúvida sobre SUVs. Estudo pegar um SUV na faixa de R$ 130 mil zero km considerando desconto produtor rural +- 10%. Nesse preco olhei Honda CR-V, Toyota RAV4, Audi Q3 e Jeep Compass. São propostas diferentes. Mas gostei mais do Audi Q3. Será que vale a pena sacrificar espaço interno e porta mala e pegar motor e eficiência? Do Audi so tenho receio do preço do seguro e manutenção. Sera que dá muita diferença entre esses? Nao olhei Hyundai, compensa? Obrigado – pergunta enviada por Rubens Leite
Rubens obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
De fato o Audi Q3 não entrega um espaço interno, em especial no banco traseiro, tão generoso quanto o Honda CR-V e o Toyota RAV4 (empatando com o Jeep Compass), mas sem dúvida nenhuma ele seria a minha escolha entre os SUVs que você escolheu na pergunta.
Como você destaca na pergunta, o que favorece muito o Audi Q3 é o conjunto mecânico. O motor 1.4 com turbo e injeção direta atuando em conjunto com o câmbio de dupla embreagem e recursos como o start-stop confere ao modelo uma boa dose de desempenho com consumo extremamente baixo para a categoria. Vale destacar que sua transmissão é banhada a óleo, portanto menos sujeita aos ruídos tão característicos dos câmbios de dupla embreagem a seco. Além disso, o Audi Q3 ainda conta com suspensão traseira multibraço, outro atributo que conta pontos na dirigibilidade e conforto dos ocupantes.
É bom lembrar que a partir de fevereiro deste ano a Audi passou a comercializar o Q3 com o motor 1.4 TFSI flex, que entrega 150 cv e 25,4 kgfm com etanol ou gasolina. Segundo a Audi, esse conjunto leva o Q3 de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e o permite alcançar 204 km/h de velocidade máxima, números muito bons.
O Toyota RAV4 e o Jeep Compass são bons produtos, porém muito ”beberrões” com seus motores a gasolina ou flex, respectivamente. Mesmo se levarmos em conta o Compass a diesel, ainda considero o Audi Q3 um produto mais refinado em termos mecânicos e de comportamento dinâmico.
Se você não estiver com pressa, talvez seja interessante esperar a chegada da nova geração do Honda CR-V ao Brasil. Já lançada nos EUA, o grande trunfo do modelo será a presença do motor 1.5 turbo, o mesmo presente na décima geração do Civic, que deverá proporcionar bem mais eficiência ao modelo. Tudo isso combnado com o excelente espaço interno do CR-V, ele terá tudo para se tornar uma referência entre o segmento dos SUVs médios. A previsão é que a quinta geração do Honda CR-V chegue por aqui por volta do fim de 2017.