Procurando um carro espaçoso para transportar a família com conforto
Leitor quer uma sugestão para trocar seu Renault Mégane e pediu a opinião do Guru dos Carros
grano - maio 28, 2017
Boa noite Guru, preciso de uma orientação. Pretendo trocar o Megane Sedan de minha esposa. A minha necessidade é por um carro que comporte nossos 4 netos na idas e vindas da escola. Não vou comprar um zero Km, penso em um veículo espaçoso do tipo Citroen C4 Gran Picasso ou Freemont, temos a opção do Spin da Chevrolet, mas este não me agrada em estilo e fico em dúvida quanto a motorização. Agradeço sua ajuda. Forte Abraço – pergunta enviada por Gilmar Teixeira
Gilmar obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Considerando que você precisa de um carro espaçoso e busca um modelo com capacidade para acomodar com conforto até 7 pessoas, gostaria de sugerir uma alternativa bem interessante em relação a todos os modelos que você selecionou. No caso trata-se do Dodge Journey.
O Journey é praticamente um irmão de projeto do Fiat Freemont, só que traz como importante diferencial o 3.6 V6 Pentastar sob o capô a partir do modelo 2012. O grande problema do Fiat Freemont é que seu motor 2.4 16V mostra-se não muito adequado para um carro do porte do Freemont. Em especial quando carregado com todos os passageiros, o Fiat sofre em termos de desempenho e a necessidade de andar com o motor sempre ”cheio” para compensar a falta de potência e torque acaba comprometendo o consumo. Nesse ponto, os 280 cv de potência e 34,9 kgfm de torque do V6 presente no Dodge ajudam a conferir bem mais tranquilidade nos deslocamentos com um consumo quase igual ao do Freemont.
De qualquer forma, é bom citar que em qualquer desses modelos com capacidade para 7 pessoas o consumo de combustivel será superior em relação ao seu Renault Mégane Sedan atual. No caso do Dodge Journey 3.6 V6 você pode esperar algo em torno de 6,5 km/l na cidade e 8 km/l na estrada.
Em uma rápida pesquisa na internet, constatei que você encontra unidades do Fiat Freemont 2012 com preço girando em torno de R$ 50.000, sendo que, no caso do Dodge Journey V6 também 2012, a diferença de preço gira em torno de R$ 5.000 a mais. Estamos falando de uma diferença de 10%, porém é um investimento que valerá a pena.
Em segundo lugar na lista, Gilmar, colocaria o Citroën Grand C4 Picasso. O preço do monovolume, em especial usado, é muito convidativo. Esse é um dos males das marcas francesas, que sofrem com o preconceito no mercado de usados, resultando em alta desvalorização e baixa liquidez. O modelo, de quaquer forma, se destaca pelo excelente habitáculo, muito arrojado, amplo e confortável para 7 passageiros. A grande questão, assim como no caso do Freemont, esbarra no desempenho que deixa a desejar em especial quando roda carregado. O consumo, ao menos, é melhor no Grand C4 Picasso do que no Journey, com médias em torno de 7 km/l na cidade e 11 km/l na estrada sempre com gasolina.
Assim como você adianta na pergunta, Gilmar, frente a opções tão boas como as reunidas aqui eu também deixaria de lado o Chevrolet Spin. Falta ao monovolume desde um acabamento melhor até mais eficiência de seu conjunto mecânico.
Logo, Gilmar, recomendo a você considerar a compra do Dodge Journey se você prefere um modelo mais equilibrado em termos de desempenho. Caso o foco seja custo-benefício e a performance não é algo fundamental para você, o Citroën Grand C4 Picasso pode ser uma opção bem interessante.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok