Um grande dilema: optar pela versão convencional ou a destinada ao público PCD?
Leitor quer saber se deve investir em um modelo com versão específica para o publico PCD e quer uma opinião do Guru
grano - julho 6, 2017
César, bom dia! Preciso da sua ajuda e conhecimentos, estou querendo adquirir um SUV com isenção total PCD. Estava muito decidido a comprar o Creta 1.6 attitude automático, versão exclusiva PCD.Porém surgiram algumas dúvidas importantes e conto com a sua ajuda para esclarecer.1) Esta versão exclusiva segundo vendedor da hyundai não possui controle de estabilidade,tração,auxílio em rampa, sendo disponível apenas na versão Pulse 1.6 automática.- Essa informação é verídica ??2) Ainda sobre ser uma versão exclusiva, ela não consta na FIPE e serve para referência em indenização de seguros, por exemplo.Fico preocupado com a indenização e principalmente com a revenda, como será baseado o preço de venda ? Aguardo seus comentários. Obrigado! – pergunta enviada por Sérgio Tiosso
Sérgio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Você não é o primeiro leitor que me escreve sobre essa dúvida envolvendo a presença dos controles de tração e estabilidade na versão Attitude 1.6 automática destinada ao público PCD. Já verifiquei esse assunto com a própria Hyundai e a configuração conta, SIM, com os itens de segurança ativa. Ocorre que algumas concessionárias ou vendedores despreparados estão passando informações conflitantes sobre o assunto.
Com relação ao fato da versão Attitude 1.6 automática não constar na tabela Fipe, temos aqui uma das dúvidas mais polêmicas envolvendo a aquisição de automóveis com isenção para o público PCD (Pessoas com Deficiência).
A tabela organizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas serve como a principal referência para o mercado de usados, portanto onde praticamente todos recorrem na hora de precificar seu automóvel usado.
De fato por algumas versões PCD não figurarem na tabela Fipe, como o Creta Attitude 1.6 automático, isso pode gerar uma certa dificuldade na hora de comercializar seu modelo mais para frente em especial para saber por quanto você poderá comercializá-lo.
Se você aceita uma sugestão, Sérgio, o que pode ser feito nesse caso seria retirar uma média entre a versão imediatamente acima da Attitude 1.6 automática, no caso a Pulse 1.6 automática, com a opção de entrada Attitude 1.6 manual.
As seguradoras, em geral, ao contrário da Fipe contam com todas as versões de determinado veículo precificadas, portanto você não precisa ficar preocupado com relação à indenização.
De qualquer forma, Sérgio, creio que a possibilidade de compra PCD oferece inúmeras vantagens que vão muito além do desconto no preço, como a isenção de IPVA, rodízio para quem mora na cidade de São Paulo, dentre outras. Logo, não se preocupe com a venda do modelo mais para frente, seguramente você achará formas de encontrar o valor correto do seu carro, seja por meio de classificados na internet ou até mesmo nas concessionárias diretamente.
No caso de alguns modelos, como o Fiat Argo Precision automático, por exemplo, que não contam com versões específicas para PCD por naturalmente se enquadrarem na faixa abaixo de R$ 70.000, é mais fácil achar o melhor valor de negociação futura, porém não se preocupe com isso ao optar por um carro com versão própria para PCD. Você já realizará a compra com um bom desconto e dificilmente será abalado por uma desvalorização muito elevada.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok