Os 5 melhores carros novos entre R$ 45.000 e R$ 65.000
Leitor pediu algumas sugestões para o Guru dos Carros nessa faixa de valor e tem seu pedido atendido!
grano - agosto 12, 2017
César, boa tarde.Sempre leio suas respostas esclarecedoras e gostaria muito se pudesse me ajudar na difícil escolha do próximo zero km.Como existem dezenas de variáveis a considerar, optei apenas por lhe perguntar: Qual seria na sua opinião as 5 melhores opções de zero km na faixa de 45 a 65 mil. Não é necessário que seja automático e pode considerar o polo 2018 se achar que merece estar na lista, apesar de ainda não ter sido lançado e sabermos pouco sobre o carro – pergunta enviada por Caio Moreira
Caio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A questão levantada por você é muito interessante e nos permite apontar várias opções muito boas dentro desse intervalo de preço, conforme segue:
O Volkswagen up! em sua versão mais acessível com o ótimo motor 1.0 TSI é uma opção intermediária em termos de valor e se encaixa como uma luva para a faixa de preço que você estabeleceu, Caio. O up! pode não ser muito espaçoso, mas também não sei se você tem família grande ou precisa de um carro com esse atributo. Em contrapartida, ele é um hatch excelente para ser usado na cidade graças ao porte compacto. O porta-malas é bom considerando o tamanho do carro e pesa a favor do up! o projeto com alto nível de segurança e fácil reparabilidade. O motor 1.0 TSI, que conta com turbo e injeção direta, é sem sombra de dúvida um dos melhores e mais eficientes motores produzidos no Brasil e confere ao hatch um compromisso singular entre (ótimo) desempenho e (baixo) consumo.
O Fiat Argo é um modelo que me agradou muito e, caso você queira um pouco mais de espaço interno e capacidade de carga no porta-malas em relação ao up!, vale a pena considerar o recém-lançado hatch compacto da Fiat. O Argo oferece ótimo acabamento e boa dirigibilidade, com a vantagem de recursos como o start-stop de série, o que ajuda a economizar combustível em especial nos deslocamentos urbanos. Na versão Precision, que já se aproxima do teto para o limite de compra, ele ainda oferece a segurança a bordo reforçada pela presença dos controles de estabilidade e tração também de fábrica. A variante Drive 1.3 manual de R$ 53.900 também é uma versão que deve ser considerada. Só não cogitaria, contudo, a variante com câmbio automatizado (Drive 1.3 GSR), já que a transmissão não oferece o mesmo nível de suavidade nas trocas do que uma caixa automática convencional (pode ser encontrada na versão Precision automática, porém o preço sobe para R$ 67.800).
O foco do Etios é custo-benefício. Por um valor inferior ao do VW up!, você leva para casa um carro com bem mais espaço interno apesar do porta-malas parecido. A vantagem do Etios reside na ótima qualidade de construção e na elevada eficiência e robustez de seu conjunto mecânico. Basta dizer que, na versão XS manual, o modelo é capaz de entregar médias de 12,4 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada com gasolina. Caso você queira a maior comodidade do câmbio manual, a mesma versão XS com esse tipo de transmissão está nas lojas por R$ 56.880. Em termos de equipamentos, ele traz o indispensável hoje em dia, como ar-condicionado, direção com assistência elétrica, trio elétrico incluindo os vidros traseiros elétricos, rádio com Bluetooth, CD Player e entrada USB, dentre outros.
O Honda economiza em espaço e o acabamento interno, que já foi simples demais para um carro nessa faixa de preço, hoje já está um pouco melhor. Só que o Fit entrega o que quase nenhum outro modelo com seu porte consegue: espaço interno que permite acomodar com verdadeiro conforto 5 adultos e porta-malas para mais de 360 litros de bagagem que pode ser facilmente ampliado graças a um prático sistema de rebatimento dos bancos. Além disso, assim como o Etios seu conjunto mecânico é muito eficiente e confiável. Ao lado do Toyota, oferecem o típico comportamento ao rodar de um carro japonês: silencioso, sólido e confortável. Só fuja da versão de entrada DX, que não conta com o já mencionado mecanismo de manuseio do banco traseiro presente a partir do catálogo LX.
O destaque do Peugeot vai para o bom acabamento combinado com a eficiência extrema de seu motor 1.2 com 3 cilindros. O hatch compacto consegue percorrer até 14,8 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada com gasolina e, o mais importante, sem deixar a condução apática como muitas vezes encontramos em modelos com motor 1.0 de aspiração natural. O Peugeot 208 consegue entregar um espaço interno mais generoso em relação ao up! com um acabamento mais sofisticado em relação ao do Etios e até mesmo do Fit, atributos que valem sua presença nesta lista.
Por fim, Caio, a dica que dou é que vale a pena sem dúvida nenhuma esperar pela nova geração do Volkswagen Polo. O modelo será construído sobre a nova plataforma modular da marca, o que vai conferir ao modelo alto nível de segurança, a exemplo do que ocorre com o Golf. O Polo promete estabelecer um novo patamar em termos de equipamentos para o segmento dos hatches compactos trazendo requintes como o painel de instumentos digital. Sob o capô o motor 1.0 TSI oferecerá mais potência e torque em relação ao up! e seguramente um dos melhores níveis de eficiência na categoria. Existirá também a opção automática do modelo. Apesar do preço e a gama de versões permanecerem uma incógnita, o lançamento do modelo ocorrerá em breve a vale muito a pena ser aguardado.
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