Hatches com câmbio manual: VW Polo 1.6 ou Fiat Argo 1.8?
Leitora quer trocar seu Honda Fit CVT e pediu a sugestão do Guru dos Carros
grano - outubro 23, 2017
Bom dia! Gostaria que me ajudasse com sua opinião. Tenho um Honda Fit LX 15/16 cvt com 20 mil km. Carro muito bom se não fosse o fato da pessoa aqui detestar o tal câmbio… Gosto mesmo é de carro manual. Então, quero trocar o Fit e a dúvida é se espero pelo Volkswagen Polo (no caso 1.6) ou parto para o Fiat Argo 1.8? Tb ando balançada pelo Peugeot 2008 por ser um carro mais alto…Me ajuda??? Obrigada!!! – pergunta enviada por Milce
Milce obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Se o Honda Fit com o câmbio automático CVT não lhe agradou, creio que seu perfil recai muito mais para um carro com uma ”pegada” voltada para a esportividade.
Nesse cenário, recomendo a você optar pelo novo Volkswagen Polo na versão 1.6 MSI. Ele vai lhe entregar uma combinação muito mais interessante do ponto de vista de projeto, custo-benefício e comportamento dinâmico.
Começando nossa análise pelo bolso, o Fiat Argo Precision manual é tabelado em R$ 61.800 e conta com um bom pacote de equipamentos de série, com destaque para as rodas de liga leve, os controles de tração e estabilidade, a central multimídia, dentre outros recursos. O Volkswagen Polo 1.6 MSI, por sua vez, tem a vantagem do preço mais em conta, no caso partindo de R$ 54.990 já com 4 airbags, porém ele não é tão equipado quanto o Fiat. Para deixar o Polo 1.6 equivalente com o Argo Precision é necessário adquirir o ”Connect Pack”, que eleva o preço do Volkswagen para R$ 57.590 se você escolher a única pintura sólida que não acrescenta nada no preço, no caso a tonalidade Preto Ninja.
Com isso, ao levarmos em conta o Polo 1.6 MSI todo equipado estamos falando de uma diferença de generosos R$ 4.210 a favor do hatch recém-lançado da VW. O modelo não deve em nada em termos de equipamentos para o Argo Precision e com o ”Connect Pack” também recebe os importantes controles de tração e estabilidade, central multimídia, rodas de liga leve aro 15”, dentre outros.
Alguns podem até alegar que o Argo Precision traz alguns atributos a mais na ficha técnica, com destaque para o motor 1.8 16V de até 139 cv e 19,3 kgfm de torque contra o 1.6 16V do Polo oferecendo 117 cv e 16,5 kgfm, porém, na prática, Argo Precision e Polo 1.6 MSI não são tão díspares quando o assunto é desempenho. O que favorece muito o Polo 1.6 MSI é o baixo peso, no caso 1.083 kg contra 1.229 kg do Argo Precision manual. Prova disso é que, segundo os dados de fábrica, o Polo 1.6 MSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos com etanol, enquanto o Argo Precision manual precisa de 9,2 segundos para realizar a mesma prova.
Pesa a favor do VW seu excelente comportamento dinâmico, algo que, é justo destacar, o Argo não fica atrás, porém o excelente câmbio manual da Volkswagen fará diferença sobretudo se a questão da caixa de marchas é preponderante para definir seu próximo carro. Assim como visto nos demais modelos da linha VW, a transmissão do Polo prima pelos engates suaves e precisos, o que favorece o comportamento mais esportivo que muita gente aprecia em um carro.
Mesmo se colocarmos na mesa o Peugeot 2008 com câmbio manual, ainda sim considero o Volkswagen Polo uma opção mais interessante sobretudo pelo funcionamento ímpar de sua transmissão, algo que o 2008 com seus engates longos e cansativos não consegue se equiparar.
Por tudo isso, creio que ao optar pelo Volkswagen Polo você fará uma boa escolha.