Hatches com câmbio manual: VW Polo 1.6 ou Fiat Argo 1.8?
Leitora quer trocar seu Honda Fit CVT e pediu a sugestão do Guru dos Carros
grano - outubro 23, 2017
Bom dia! Gostaria que me ajudasse com sua opinião. Tenho um Honda Fit LX 15/16 cvt com 20 mil km. Carro muito bom se não fosse o fato da pessoa aqui detestar o tal câmbio… Gosto mesmo é de carro manual. Então, quero trocar o Fit e a dúvida é se espero pelo Volkswagen Polo (no caso 1.6) ou parto para o Fiat Argo 1.8? Tb ando balançada pelo Peugeot 2008 por ser um carro mais alto…Me ajuda??? Obrigada!!! – pergunta enviada por Milce
Milce obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Se o Honda Fit com o câmbio automático CVT não lhe agradou, creio que seu perfil recai muito mais para um carro com uma ”pegada” voltada para a esportividade.
Nesse cenário, recomendo a você optar pelo novo Volkswagen Polo na versão 1.6 MSI. Ele vai lhe entregar uma combinação muito mais interessante do ponto de vista de projeto, custo-benefício e comportamento dinâmico.
Começando nossa análise pelo bolso, o Fiat Argo Precision manual é tabelado em R$ 61.800 e conta com um bom pacote de equipamentos de série, com destaque para as rodas de liga leve, os controles de tração e estabilidade, a central multimídia, dentre outros recursos. O Volkswagen Polo 1.6 MSI, por sua vez, tem a vantagem do preço mais em conta, no caso partindo de R$ 54.990 já com 4 airbags, porém ele não é tão equipado quanto o Fiat. Para deixar o Polo 1.6 equivalente com o Argo Precision é necessário adquirir o ”Connect Pack”, que eleva o preço do Volkswagen para R$ 57.590 se você escolher a única pintura sólida que não acrescenta nada no preço, no caso a tonalidade Preto Ninja.
Com isso, ao levarmos em conta o Polo 1.6 MSI todo equipado estamos falando de uma diferença de generosos R$ 4.210 a favor do hatch recém-lançado da VW. O modelo não deve em nada em termos de equipamentos para o Argo Precision e com o ”Connect Pack” também recebe os importantes controles de tração e estabilidade, central multimídia, rodas de liga leve aro 15”, dentre outros.
Alguns podem até alegar que o Argo Precision traz alguns atributos a mais na ficha técnica, com destaque para o motor 1.8 16V de até 139 cv e 19,3 kgfm de torque contra o 1.6 16V do Polo oferecendo 117 cv e 16,5 kgfm, porém, na prática, Argo Precision e Polo 1.6 MSI não são tão díspares quando o assunto é desempenho. O que favorece muito o Polo 1.6 MSI é o baixo peso, no caso 1.083 kg contra 1.229 kg do Argo Precision manual. Prova disso é que, segundo os dados de fábrica, o Polo 1.6 MSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos com etanol, enquanto o Argo Precision manual precisa de 9,2 segundos para realizar a mesma prova.
Pesa a favor do VW seu excelente comportamento dinâmico, algo que, é justo destacar, o Argo não fica atrás, porém o excelente câmbio manual da Volkswagen fará diferença sobretudo se a questão da caixa de marchas é preponderante para definir seu próximo carro. Assim como visto nos demais modelos da linha VW, a transmissão do Polo prima pelos engates suaves e precisos, o que favorece o comportamento mais esportivo que muita gente aprecia em um carro.
Mesmo se colocarmos na mesa o Peugeot 2008 com câmbio manual, ainda sim considero o Volkswagen Polo uma opção mais interessante sobretudo pelo funcionamento ímpar de sua transmissão, algo que o 2008 com seus engates longos e cansativos não consegue se equiparar.
Por tudo isso, creio que ao optar pelo Volkswagen Polo você fará uma boa escolha.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok