A dúvida inevitável: um Virtus Highline ou um Corolla GLi?
Leitor está em dúvida entre os dois sedãs e pediu a ajuda do Guru dos Carros
grano - fevereiro 15, 2018
Bom dia César ! Estou precisando comprar um carro sedan na faixa de até 75 a 90 mil, preciso de mais espaço, já que a família agora aumentou. Analisei e cabei fazendo teste drive em vários modelos e fiquei na duvida entre dois, o Toyota Corolla GLI (2018) e o Novo Volkswagen Virtus, dois ótimos carros. Virtus, peca no acabamento mas tem um excelente conjunto mecânico. Já o Corolla por sua vez é confiável e extremamente confortável, mas não tem opcional nenhum. Agora a grande dúvida, a novidade Volkswagen Virtus nas versões Comforline ( 77K) ou Highline (85K) ambos completos mas com uma grande diferença de preço entre eles, ou o já consagrado Toyota Corolla GLI (92K). Na escolha pesarão, em ordem, os seguintes fatores: segurança, espaço de porta-malas e interno, conforto, motorização, conectividade, custo de manutenção e valor de revenda. Qual terá o melhor custo beneficio? Desde já, agradeço – pergunta enviada por Andre Jorge
Andre obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua dúvida é muito interessante e inevitavelmente começará a ocorrer na medida em que o Virtus chegar às lojas. A própria Vokswagen reconheceu que o posicionamento do Virtus Highline seria para ”fisgar” alguns clientes das versões de entrada dos sedãs médios, como é o caso do Toyota Corolla em sua configuração GLi.
No atual cenário, sem dúvida nenhuma eu partiria para o Volkswagen Virtus em suas configurações com a motorização 1.0 TSI e câmbio automático. O recém-lançado sedã da Volkswagen não fica devendo em nada para o Toyota Corolla GLi.
Mesmo com o Corolla possuindo um entre-eixos 5 cm maior, a cabine do Virtus não fica devendo em nada em termos de conforto e espaço interno para a do Corolla. Nos dois sedãs é possível acomodar 5 passageiros com muito conforto, sobrando espaço para as pernas, tronco e cabeça de todos mesmo aqueles no banco traseiro. O porta-malas do Virtus, é bom que se diga, é bem maior em relação ao do Corolla, podendo acomodar até 521 litros de bagagem enquanto o Toyota fica em 470 litros.
Partindo para a segurança, tanto a Toyota como a Volkswagen merecem aplausos de pé. O Corolla conta com os controles de tração e estabilidade, além do reforço dos 7 airbags. O Virtus, por sua vez, também sai de fábrica com o ESP e o controle de tração, mas, se conta com um número menor de bolsas infláveis, no caso 4 airbags, ao menos tem o reforço do bloqueio eletrônico do diferencial. Também graças à sua moderna plataforma, o Virtus conseguiu obter 5 estrelas para a proteção de adultos e crianças, mesmo feito alcançado pelo Corolla. Fica a nossa nota 10 para as duas fabricantes!
A grande questão quando partimos para a análise do custo-benefício, é que fica complicada a situação para você justificar um investimento acima de R$ 90.000 em um Toyota Corolla GLi com o Virtus oferecendo um pacote tão bom e tão parelho como é o caso.
Por R$ 85.590 você estaciona em sua garagem um Virtus Highline completo, isso quer dizer um carro com recursos únicos entre grande parte dos sedãs nacionais, como é o caso do painel de instrumentos digital combinado com uma central multimídia completa, que agrega também a câmera de ré e navegador. Também estão presentes no Virtus Highline completo recursos como o sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, chave presencial, sensore de estacionamento dianteiros e traseiros, revestimento interno de couro, rodas de liga leve aro 17”, ar-condicionado automático digital, iluminação diurna por LED, dentre outros equipamentos.
O Corolla GLi, além de custar mais caro, sequer oferece central mulitmídia, portanto perde pontos em conectividade. Até mesmo um simplório farol de neblina não faz parte da lista de itens de série do modelo.
Em termos de propulsão, o Corolla adota uma receita mais convencional, com o motor 1.8 16V para formar uma excelente dupla com o câmbio automático CVT no caso da versão GLi. Além de bom desempenho, o Corolla GLi é um modelo bem econômico em grande parte graças à transmissão de relações continuamente variáveis, o que permite a ele alcançar médias oficiais na casa de 11,4 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina. O Virtus, por sua vez, está alinhado com o que há de mais recente em termos de propulsão, no caso o downsizing de motores. Seu motor com turbo e injeção direta, consegue extrair mais torque de seu deslocamento de apenas 1.0 l do que o 1.8 do Corolla. O Virtus nas versões Highline ou Comfortline conta com até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, enquanto o Corolla GLi fica em 144 cv e 18,6 kgfm de torque. Essa força extra permite que o VIrtus entregue acelerações e sobretudo retomadas de velocidade mais rápidas que o Corolla GLi. Em termos de consumo, também médias elogiáveis para o Virtus 1.0 TSI, com parciais de 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.
Por tudo isso, creio que ao optar pelo Volkswagen Virtus você levará para casa um excelente automóvel.
Se você dispensa os itens tecnológicos da versão Highline, como é o caso do painel de instrumentos digital, creio que a configuração Comfortline do Virtus já é uma ótima pedida!
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