Quando vale a pena comprar um Virtus ou um Cronos?
Leitor está em dúvida entre os dois modelos e pediu a ajuda do Guru dos Carros
grano - março 18, 2018
Hoje qual é a melhor compra? O VW Virtus ou o Fiat Cronos – pergunta enviada por Orlando Brito
Orlando obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Creio que sua pergunta deve ser respondida de duas maneiras, no caso considerando duas faixas de valores.
Volkswagen Virtus e Fiat Cronos são, sem dúvida nenhuma, os mais modernos e alguns dos mais interessantes sedãs compactos/compactos-médios do mercado, porém cada um deles é mais interessante em faixas distintas do mercado.
Se você não quer gastar muito e aceita que seu próximo sedã seja manual, creio que é melhor optar pelas versões de entrada da gama Fiat Cronos. A opção Drive 1.3, atualmente tabelada em R$ 55.990, conta com um valor muito competitivo e já traz um bom conjunto de equipamentos de série, como a central multimídia, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, computador de bordo, vidros e travas elétricas, dentre outros. O motor 1.3 da família Firefly também cai muito bem ao sedã e confere boa disposição ao modelo. Só o câmbio manual de 5 marchas que poderia oferecer engates mais curtos, porém de uma maneira geral o Cronos Drive 1.3 agrada.
É importante dizer também que o Cronos oferece uma interessante opção do ponto de vista do custo-benefício para aqueles que querem dar adeus ao pedal da embreagem, no caso a mesma Drive 1.3 porém com a transmissão automatizada GSR, que tem preço sugerido de R$ 60.990. Ela traz os principais equipamentos de conforto e segurança, com destaque para os controles de tração e estabilidade, e tudo o que a opção manual oferece, acrescentando também o start-stop. O recurso ajuda a economizar combustível sobretudo na cidade, porém vai um alerta importante: as transmissões robotizadas, como é o caso da GSR, são conhecidas pelos ”soluços” a cada troca de marcha quando operam em Drive, o que custa muito em termos de conforto ao rodar, por isso elas pedem atenção. A Fiat fez um ótimo trabalho e melhora cada vez mais seus câmbios automatizados, porém elas ainda não são tão suaves quanto as caixas automáticas convencionais, CVT, dentre outras. Portanto, recomendo que você faça um bom test-drive para ver se você se acostuma com esse tipo de transmissão antes de fechar negócio.
Já se você está com o orçamento mais folgado, Orlando, e pode chegar na casa dos R$ 70.000, aí recomendo partir para o Volkswagen Virtus.
O Cronos até é competitivo nessa faixa de valor com sua versão Precision automática de R$ 69.990, porém o Volkswagen Virtus entrega um conjunto superior em sua configuração Comfortline hoje nas lojas por R$ 73.490.
Além do espaço interno superior graças ao entre-eixos maior e um excelente porta-malas de 521 litros, na mesma média do Cronos com seus 525 litros, o Virtus traz uma mecânica mais eficiente, com destaque para seu moderno 1.0 TSI. Com turbo e injeção direta, o propulsor é bem menor em termos de deslocamento do que o 1.8 presente no Cronos Precision e mesmo assim ainda consegue oferecer bem mais torque, no caso 20,4 kgfm contra 19,2 kgfm do Cronos 1.8. Em termos de consumo, o Virtus 1.0 TSI também é superior, com médias de até 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, enquanto o Cronos 1.8 automático alcança parciais de até 10,3 e 13,3 km/l, respectivamente, considerando os dois modelos com gasolina.
O Virtus Comfortline é mais caro, porém além do conjunto mecânico e a própria concepção mais interessante da cabine (maior espaço interno em relação ao Cronos), o Volkswagen ainda conta com um pacote de equipamentos que se espera de um modelo nessa faixa de preço. Estão presentes o ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, controles de estabilidade e tração com bloqueio eletrônico do diferencial, rodas de liga leve, dentre outros. Vale a pena destacar, por fim, que o Virtus Comfortline também conta com 4 airbags de série.
Logo, Orlando, respeitando essas diferenças de posicionamento entre os dois sedãs por faixas de preços creio que você estará fazendo um bom negócio.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok