Leitor quer um hatch manual econômico para usar na cidade e pediu a orientação do Guru dos Carros
grano - abril 21, 2018
Guru me dê uma dica, qual carro devo optar, Chevrolet Onix lt 1.0, Toyota Etios 1.3 hatch , ou quem sabe um Hyundai hb20 1.0 turbo ,? Todos manuais, quero um que tenha um preço mais me conta, onde usarei o carro mais na cidade sempre com ar ligado e busco também uma economia de combustível e com força de torque em baixa rotações – pergunta enviada por Rodrigo Silva
Rodrigo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Entre os três modelos que você cita na pergunta, creio que vale bem mais a pena partir para o Toyota Etios 1.3 manual.
De uma forma objetiva, se olharmos os números de combustível, o Chevrolet Onix LT 1.0 é o mais econômico do trio ao alcançar médias de 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina. O Etios 1.3, que assim como o Onix LT 1.0 também utiliza um câmbio manual de 6 marchas, entrega médias de 12,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada considerando o uso do mesmo combustível. O Hyundai HB20 1.0 Turbo, por sua vez, é o menos econômico com médias de 11,6 e 14,3 km/l, respectivamente.
Por outro lado, se olharmos as fichas técnicas de cada modelo, graças ao turbo o Hyundai HB20 é o que consegue entregar o melhor torque, no caso 15 kgfm com etanol a 1.500 rpm. O Etiox X 1.3, por sua vez, fica em 13,1 kgfm de torque máximo e o Onix, que conta com motor 1.0 aspirado, só entrega 9,8 kgfm de força máxima. Eu noto que você, Rodrigo, quer um automóvel com desempenho mais satisfatório e com respostas mais vivas, por isso, mesmo apesar do melhor consumo, já considero interessante descartarmos o Onix LT 1.0.
O que pesa mesmo a favor do Etios 1.3 X manual é o seu conjunto extremamente equilibrado. Ele entrega a melhor combinação entre desempenho mais animador em relação a um carro 1.0 aspirado com um consumo muito bom.
O Etios X 1.3 manual tem um preço semelhante ao de Onix LT 1.0 e HB20 Turbo, mas, apesar de ficar devendo o rádio de série, é o único que sai de fábrica com os controles de tração e estabilidade de série a partir da linha 2019. Os equipamentos representam um ganho enorme em termos de segurança e ambos não são oferecidos sequer como opcionais no Onix e no HB20.
Apesar de não contar com o rádio de série – algo que você pode negociar diretamente na concessionária a aquisição de um aparelho como acessório original – o Etios X 1.3 manual conta com os equipamentos de conforto e segurança essenciais. Estão em sua lista de série o ar-condicionado, direção com assistência elétrica progressiva, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico, além dos já citados ESP e o controle de tração.
Por tudo isso, Rodrigo, creio que ao optar pelo Toyota Etios X 1.3 manual você estaciona na garagem um hatch bem equilibrado e interessante para o uso urbano.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok