Leitor quer um hatch manual econômico para usar na cidade e pediu a orientação do Guru dos Carros
grano - abril 21, 2018
Guru me dê uma dica, qual carro devo optar, Chevrolet Onix lt 1.0, Toyota Etios 1.3 hatch , ou quem sabe um Hyundai hb20 1.0 turbo ,? Todos manuais, quero um que tenha um preço mais me conta, onde usarei o carro mais na cidade sempre com ar ligado e busco também uma economia de combustível e com força de torque em baixa rotações – pergunta enviada por Rodrigo Silva
Rodrigo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Entre os três modelos que você cita na pergunta, creio que vale bem mais a pena partir para o Toyota Etios 1.3 manual.
De uma forma objetiva, se olharmos os números de combustível, o Chevrolet Onix LT 1.0 é o mais econômico do trio ao alcançar médias de 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina. O Etios 1.3, que assim como o Onix LT 1.0 também utiliza um câmbio manual de 6 marchas, entrega médias de 12,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada considerando o uso do mesmo combustível. O Hyundai HB20 1.0 Turbo, por sua vez, é o menos econômico com médias de 11,6 e 14,3 km/l, respectivamente.
Por outro lado, se olharmos as fichas técnicas de cada modelo, graças ao turbo o Hyundai HB20 é o que consegue entregar o melhor torque, no caso 15 kgfm com etanol a 1.500 rpm. O Etiox X 1.3, por sua vez, fica em 13,1 kgfm de torque máximo e o Onix, que conta com motor 1.0 aspirado, só entrega 9,8 kgfm de força máxima. Eu noto que você, Rodrigo, quer um automóvel com desempenho mais satisfatório e com respostas mais vivas, por isso, mesmo apesar do melhor consumo, já considero interessante descartarmos o Onix LT 1.0.
O que pesa mesmo a favor do Etios 1.3 X manual é o seu conjunto extremamente equilibrado. Ele entrega a melhor combinação entre desempenho mais animador em relação a um carro 1.0 aspirado com um consumo muito bom.
O Etios X 1.3 manual tem um preço semelhante ao de Onix LT 1.0 e HB20 Turbo, mas, apesar de ficar devendo o rádio de série, é o único que sai de fábrica com os controles de tração e estabilidade de série a partir da linha 2019. Os equipamentos representam um ganho enorme em termos de segurança e ambos não são oferecidos sequer como opcionais no Onix e no HB20.
Apesar de não contar com o rádio de série – algo que você pode negociar diretamente na concessionária a aquisição de um aparelho como acessório original – o Etios X 1.3 manual conta com os equipamentos de conforto e segurança essenciais. Estão em sua lista de série o ar-condicionado, direção com assistência elétrica progressiva, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico, além dos já citados ESP e o controle de tração.
Por tudo isso, Rodrigo, creio que ao optar pelo Toyota Etios X 1.3 manual você estaciona na garagem um hatch bem equilibrado e interessante para o uso urbano.