VW Polo 1.0 turbo, Polo 1.6 ou um Toyota Etios 1.3?
Leitora está em dúvida entre o Volkswagen e o Toyota e pediu a ajuda do Guru dos Carros
grano - setembro 8, 2018
Caro Guru, Não sei qual seria a melhor opção entre o Polo Hatch 1.6 e Polo Hatch 1.0 turbo, ambos com câmbio automático. É verdade, que o desempenho do motor 1,6 é melhor para o câmbio automático? Além desses dois modelos, não descarto o Ethios Hatch automático 1.3. Qual seria a melhor aquisição?Desde já, agradeço sua orientação e seus conhecimentos – pergunta enviada por Ana Laura Fialho
Ana obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua pergunta é muito interessante e nos permite avaliar vários aspectos.
Em primeiro lugar, sobre o melhor motor para lidar com o câmbio automático, de uma forma bem resumida o que é mais importante nesse aspecto é avaliar o torque, ou seja, a força gerada pelo motor. A conta é simples: quanto maior é essa força, melhor o câmbio automático é capaz de operar e oferecer ao modelo um bom desempenho. No caso dos três modelos citados, a vantagem é muito favorável para o Volkswagen Polo com a motorização 1.0 TSI (turbo com injeção direta de combustível). Nessa configuração, o Volkswagen entrega 20,4 kgfm de torque, enquanto o mesmo Polo com motorização 1.6 16V compartilhando a caixa automática de 6 marchas oferece 16,5 kgfm. O Toyota Etios 1.3 X automático, por sua vez, conta com 13,1 kgfm de torque.
De uma maneira geral, Ana, o Volkswagen Polo 1.0 TSI é o hatch compacto que atualmente entrega o melhor conjunto dentro da categoria. Não só pela eficiência de seu motor 1.0 turbo, mas também pela arquitetura moderna e oferece alto nível de segurança ao carro, bem como o comportamento dinâmico acertado e o fato dele já oferecer na versão Comfortline os 4 airbags de série e os controles de tração e estabilidade. Claro que ele não é mais acessível como o Etios X automático, porém, por tudo que ela entrega, podemos dizer que a versão Comfortline oferece um bom custo-benefício. No Polo Comfortline você também vai encontrar equipamentos desejados hoje em dia, como a central multimídia com espelhamento para smartphones por meio do Apple CarPlay e o Android Auto, sensor de estacionamento traseiro, dentre outros.
Hoje, o Polo Comfortline tem preço sugerido de R$ 68.120, mas muitas concessionárias oferecem o modelo em promoção com um valor mais competitivo. É fato que, no quesito preço, o Etios X 1.3 automático de R$ 54.490 é bem convidativo e ainda conta com os controles de tração e estabilidade de série. O Polo 1.6 automático de R$ 62.690 é a escolha intermediária, porém os controles de tração e estabilidade são opcionais, bem como a central multimídia.
O Etios X automático tem uma proposta diametralmente oposta à do Polo 1.0 turbo, sendo voltado à clientes bem mais racionais e que querem gastar o mínimo possível. No quesito do custo de propriedade, a tendência é que o custo do seguro, por exemplo, seja bem mais camarada no caso do Toyota do que no Volkswagen, portanto é bom realizar uma cotação com seu corretor de confiança. Em termos de custos de manutenção, o Etios vai muito bem nesse aspecto com revisões obrigatórias dentro da média do mercado, mas isso também ocorre com o Polo então você pode ficar tranquila nesse aspecto. Nos dois modelos você vai contar com três anos de garantia integral.
Independente do fato da sua escolha recair para o Etios ou o Polo, Ana, você vai levar para casa dois modelos excelentes.
Eu creio que se, for possível, optar pelo Polo 1.0 turbo na versão Comfortline é a melhor pedida. Olhando até mesmo para o longo prazo, você terá um carro mais sintonizado com as novas preferências do público brasileiro, que está adquirindo carros que entregam um pacote de modernidade, conectividade e eficiência mecânica maior. Logo, com um Polo Comfortline na garagem você terá um carro com giro mais rápido e uma desvalorização não muito acentuada. Além disso, você vai se beneficiar ao adquirir um carro seguro, com bom desempenho, econômico e equipado com os principais recursos de conforto e segurança.
Somente se apenas o fator preço for considerado, aí sim a escolha poderia ser o Etios X automático. O Polo 1.6 automático tem um bom conjunto, mas a tendência é que as versões 1.0 turbo acabem por responder pela maior parte da procura pelo Volkswagen Polo.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok