Carro com câmbio manual está com os dias contados?
Leitora está em dúvida em comprar um carro com este tipo de transmissão e pediu a opinião do Guru dos Carros
grano - setembro 10, 2018
Eu dou muita importância a itens de segurança como controles de estabilidade e de tração. E percebo que as melhores configurações estão nos carros automáticos. O fato é que amo câmbio manual, mas estou com medo em relação ao futuro. Afinal, o câmbio manual tem os dias contados – pergunta enviada por Maria de Fátima Simões
Maria obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Até virar lei, é comum hoje em dia encontrarmos os controles de tração e estabilidade oferecidos como um item de série para as versões mais caras de determinados modelos. Essas opções, na maioria dos casos, são associadas ao câmbio automático já que, na lógica das montadoras, esses clientes estão dispostos a pagar mais por conforto e segurança.
A grande questão, Maria, é que existe uma forte tendência para um crescimento cada vez maior dos câmbios automáticos no mercado brasileiro. A evolução dessas transmissões e os preços mais acessíveis estão popularizando a caixa automática e ela vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Existem segmentos hoje, como os sedãs médios e SUVs compactos, onde ela domina a maior parte das vendas. Determinados modelos, como o Honda Civic por exemplo, são vendidos quase que em sua totalidade com o câmbio automático.
Ainda é cedo para afirmar que o câmbio manual está com os dias contatos uma vez que ele deverá permanecer por um bom tempo figurando nos carros de entrada como Fiat Mobi, Renault Kwid, dentre outros, automóveis estes que contam com um elevado volume de produção.
A grande questão é que existe, sim, uma forte migração dos brasileiros para o câmbio automático.
Com isso, carros com esse tipo de transmissão terão uma liquidez maior no futuro e menor desvalorização de uma forma geral.
Se você aceita uma sugestão, um modelo com preço bem competitivo, um bom câmbio manual e os controles de tração e estabilidade de série é o Toyota Etios. Por R$ 49.490 ele sai de fábrica com a importante dupla de segurança e uma caixa manual de 6 marchas que ainda lhe confere um conjunto mecânico bem econômico. Uma alternativa com melhor espaço interno e versatilidade é o Honda Fit. Por R$ 60.200, o monovolume conta com o ESP de série e câmbio manual de 5 marchas. No mundo dos SUVs compactos, a Nissan oferece o Kicks com câmbio manual e os controles de tração e estabilidade na configuração 1.6 S com o Pack Safety, que tem preço tabelado de R$ 75.190.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok