Leitora pede a análise do Guru dos Carros sobre os dois utilitários esportivos; confira resposta
grano - setembro 19, 2018
Gostaria de saber sua opinião sobre o Hyundai Creta e o hr-v da honda, qual seria melhor – pergunta enviada por Dirce
Dirce obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Vale a pena destacar que hoje o segmento de SUVs compactos é liderado pelo Honda HR-V, enquanto Jeep Renegade, Nissan Kicks e Hyundai Creta, como você pode conferir em nosso ranking, aparecem um tanto quanto ”embolados” na segunda posição dentro do acumulado do ano, com as vendas aproximando-se da casa das 30.000 unidades para cada um deles. Isso é um reflexo de como o segmento está aquecido, o que também não deixa o Honda HR-V em uma posição muito confortável no topo do ranking já que ele pode ser facilmente ultrapassado por alguns dos três rivais que disputam a segunda colocação.
De qualquer forma, creio que Honda HR-V e Hyundai Creta são modelos bem equivalentes e compartilham muitas qualidades.
Nos dois você irá encontrar alguns elementos de confluência das escolas sul-coreana e japonesa de projetar, fabricar e comercializar carros. Tanto o Creta como o HR-V contam com cabines espaçosas, suficientes para 5 adultos, além de um rodar sólido, estável e confortável. O porta-malas dos dois, na casa dos 430 litros, também é capaz de atender uma família em grande parte de suas necessidades.
Entre os dois modelos, contudo, ainda considero que o Honda HR-V pode ser uma escolha melhor sobretudo pensando no conjunto motor e câmbio.
O Hyundai Creta carece de motores mais eficientes, algo que se tornará ainda mais acentuado com a chegada de rivais bem mais modernos como é o caso do Volkswagen T-Cross (terá opções 1.0 e 1.4 com turbo e injeção direta) e do Citroën C4 Cactus (oferece opção do motor 1.6 sobrealimentado e com injeção direta nas versões mais caras). No caso do Creta, o motor 1.6 16V fica devendo em desempenho e exagera no consumo, ”bebendo” tanto quanto o 2.0 16V das versões Prestige e Sport. O motor 2.0, por sua vez, é mais equilibrado, porém fica devendo números de consumo mais interessantes hoje em dia.
A Honda optou por aplicar no HR-V um bom conjunto formado pelo motor 1.8 16V e a caixa automática CVT. Ele oferece um desempenho bem próximo ao Creta 2.0 com a vantagem de um consumo mais camarada. Com gasolina, um HR-V automático alcança parciais de 11 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, enquanto o Creta 2.0 automático, mesmo com start-stop, não vai além dos 10 km/l e 11,4 km/l, respectivamente.
Também pesa a favor do HR-V sua plataforma muito bem projetada, que confere ao modelo um aproveitamento ímpar do espaço interno e ótima versatilidade graças ao prático sistema de rebatimento dos bancos.
Logo, essa é a minha opinião sobre os dois modelos.