Sedã compacto japonês e sem turbo: City, Versa ou Yaris Sedã?
Trio se destaca pela racionalidade na proposta para quem deseja um compacto familiar com ótimo custo-benefício
César Tizo - agosto 23, 2023
Se você não faz questão de um SUV e tem um perfil de compra racional, talvez poucos modelos poderão lhe atender tão bem quanto os sedãs compactos.
Dentro da categoria, em especial quando consideramos a fatia “premium” do segmento, os modelos de marcas japonesas se sobressaem pela boa oferta de opções aliada à reputação que essas fabricantes construíram no Brasil.
Beneficiados pela imagem de veículos robustos e eficientes, Honda City, Nissan Versa e Toyota Yaris Sedã surgem como excelentes opções na categoria.
Turbo? Não, obrigado
Outro ponto que une esse trio é a ausência de sobrealimentação por turbo ou outro sistema equivalente em seus motores.
O Honda City é o único dos três que vai um pouco além e acrescentou a injeção direta em seu motor 1.5 como uma novidade para a geração mais recente.
É fato que alguns consumidores ainda preferem motores sem muitos periféricos e os representantes de Honda, Nissan e Toyota surgem como alternativa ao Chevrolet Onix Plus e ao Hyundai HB20S, por exemplo, ambos com propulsores turbo em seus catálogos mais caros.
O Fiat Cronos é outro sedã compacto que, ao menos por enquanto, não adicionou uma opção turbo ao portfólio.
A partir da linha 2023, ficou claro que o foco do sedã importado da Argentina migrou para suas versões 1.0 de entrada voltadas aos segmentos corporativo e de motoristas profissionais.
O que eles entregam?
O Nissan Versa chega do México oferecendo o propulsor 1.6 16V flex com até 113 cv e 15,3 kgfm de torque.
Acima a linha Nissan Versa 2024
O Honda City, por sua vez, obtém 126 cv do seu 1.5 16V operando com etanol e, também graças ao sistema de injeção mais avançado, o torque máximo fica em 15,8 kgfm.
Já o Toyota Yaris Sedã, outro modelo que aposta em um motor 1.5 16V flex, porém com injeção indireta convencional, registra até 110 cv e 14,9 kgfm de torque quando recebe o biocombustível.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Honda é o sedã mais econômico, alcançando parciais de 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.
O Versa, também de acordo com a tabela mais recente do PBEV, tem registradas médias de 11,5 e 14,7 km/l, respectivamente, enquanto o Yaris Sedã está homologado no programa com parciais de 12,9 e 14,7 km/l nas mesmas condições de uso dos concorrentes.
Quanto custam?
Estacionar um Nissan Versa 2024 na garagem de casa demanda um gasto de pelo menos R$ 107.490 na configuração Sense já com câmbio automático CVT.
Quando todo equipado, o Versa alcança R$ 129.590 na opção Exclusive, a qual lhe dá direito ao monitoramento de pontos cegos, câmeras 360º, alerta de colisão com frenagem autônoma, revestimento interno de couro e rodas de liga leve aro 17″.
O Honda City gravita entre R$ 117.900 na versão EX e chega em exatos R$ 137.000 na versão Touring.
O City topo de linha oferece por esse valor o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), assistente de permanência em faixa, 6 airbags (igual ao Versa), sistema Honda LaneWatch (ajuda reduzir a incidência de veículos no ponto cego) e o conjunto óptico dianteiro do tipo Full-LED (tal como no Nissan).
Por fim, o Toyota Yaris Sedã 2024 está no mercado partindo de R$ 97.990, o preço mais convidativo entre os três sedãs.
O Toyota pode alcançar R$ 126.690 na opção XLS e sai de fábrica com 7 airbags, aviso de saída involuntária de faixa (sem correção), alerta de colisão, rodas de liga leve aro 15″, teto solar, faróis em LED e revestimento interno de couro.
Qual escolher?
Apesar de mais caro, hoje em dia é inegável que o Honda City oferece um conjunto mais completo quando o analisamos em relação aos seus conterrâneos.
Honda City 2024
Se você deseja um bom sedã compacto automático capaz também de oferecer um conteúdo superior de assistência à condução, tem hoje no Honda a opção mais indicada.
A escolha da marca japonesa de acrescentar ao menos o sistema de injeção direta no motor 1.5 do City o tornou mais interessante em relação aos rivais, oferecendo acelerações e retomadas melhores com a vantagem de oferecer o menor consumo, como observamos, portanto um nível de eficiência bem melhor.
Temos no City o maior porta-malas (519 litros) deste embate (482 litros no Versa Exclusive e 473 litros no Yaris Sedã) acompanhado por uma cabine ampla e confortável para 5 passageiros, dois atributos vitais para o sucesso de um sedã compacto.
Portanto, para quem está considerando um sedã compacto sem turbo e com toda a mística das marcas japonesas, hoje em dia vale muito a pena optar pelo Honda City.
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