Renault Megane E-Tech aposta em sofisticação para se diferenciar entre os carros elétricos
Novidade da Renault conta com plataforma própria para automóveis elétricos e oferece 220 cv e 30,6 kgfm de torque instantâneo
César Tizo - setembro 21, 2023
A Renault lança nesta quinta-feira (21) o Megane E-Tech no mercado brasileiro.
A novidade resgata um nome já bem conhecido em nosso país, porém o Megane do século XXI evoluiu para um interessante crossover com propulsão 100% elétrica.
Entre os pontos que favorecem o Megane E-Tech está a sua concepção sobre a moderna plataforma CMF-EV, arquitetura desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi especificamente para automóveis elétricos, contemplando soluções próprias para otimizar este tipo de tecnologia.
Mecânica
Um dos destaques do crossover é a bateria mais fina, no caso com 110 mm de altura, que permite uma melhor acomodação no assoalho do carro e não compromete o espaço para os passageiros na cabine.
O componente, que tem capacidade para 60 kWh, pesa 395 kg e confere ao Megane E-Tech uma autonomia combinada cidade/estrada de 337 km já de acordo com o padrão brasileiro.
A Renault reforça que vai oferecer garantia de 8 anos ou 160.000 km para a bateria, que é composta por 12 módulos com 24 células cada.
Durante a vigência da garantia, acrescenta a marca francesa, as células poderão ser substituídas gratuitamente caso sofram deterioração que resulte em um nível inferior a 70% de sua capacidade nominal.
O Megane E-Tech utiliza um motor desenvolvido pela própria Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi o qual entrega 220 cv e 30,6 kgfm de torque instantâneo, característica inerente aos propulsores deste tipo.
Segundo dados da Renault, o Megane E-Tech é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e a velocidade máxima é limitada em 160 km/h.
Renault Megane E-Tech
Design
Além do visual arrojado, é interessante salientar as proporções diferenciadas do Megane E-Tech.
O destaque fica por conta do generoso entre-eixos de 2,68 m, o que confere alto nível de espaço interno e conforto aos passageiros.
O Megane E-Tech não exagera no comprimento total (4,20 m) e ainda consegue oferecer um bom porta-malas para 440 litros de bagagens.
É importante ressaltar as boas credenciais técnicas do crossover, entre elas a suspensão independente nas quatro rodas com layout multibraço no eixo traseiro.
Renault Megane E-Tech
Além da cabine muito bem concebida e com ótimo padrão de acabamento, o Megane E-Tech aposta na instrumentação totalmente digital baseada em um cluster de 12,3″ aliado à central multimídia com tela de 9″.
O modelo ainda é equipado com uma suíte completa de assistência à condução, na qual merecem destaque os faróis em LED adaptativos, assistente de permanência em faixa, monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência (inclusive durante manobras em marcha a ré), piloto automático adaptativo com função Stop&Go para o uso em congestionamentos, entre outros itens.
Aqui no Brasil, a novidade chega com preço sugerido de R$ 279.900 e vai enfrentar a dura concorrência de modelos como o Volvo EX30 e o BYD Yuan Plus, apenas para citar dois exemplos.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok