Pensando na desvalorização e revenda: o que dizer sobre o Citroën C4 Cactus?
Leitor é dono de um Honda Fit e deseja saber se a migração para o SUV compacto da Citroën é interessante levando em conta pontos como desvalorização e facilidade de revenda
César Tizo - setembro 25, 2023
Boa noite César. E quanto a desvalorização e revenda do Citroën C4 Cactus? Sei que os carros franceses mudaram muito, mas infelizmente a má fama ainda persiste na cabeça de alguns. Tenho vontade de pegar um, mas ainda tenho um pé atrás por isso. Tenho um Honda Fit 2017 atualmente, e quero um carro 0 km e gostaria de experimentar outra marca. O que você acha dessa troca? – pergunta enviada por Renato via YouTube
Renato obrigado por enviar sua questão ao Guru dos Carros!
Creio que sua pergunta merece uma análise mais aprofundada, por esse motivo optei por responder a você aqui no site.
Quando falamos da gama Citroën C4 Cactus, vale realçar o bom trabalho feito pela marca francesa para aprimorar o SUV compacto na linha 2024.
O principal apelo do C4 Cactus é a ênfase no custo/benefício até mesmo em sua versão topo de linha com a motorização 1.6 THP, a qual oferece nível de performance bem acima da média.
Infelizmente, quando analisamos a desvalorização e a liquidez no mercado de usados, o preconceito envolvendo a marca ainda pode ser constatado.
Para elucidar esse ponto, basta compararmos o nível de depreciação do Citroën C4 Cactus em relação aos modelos mais vendidos na categoria de SUVs compactos hoje em dia.
Levando em conta os dados da Fipe, constatamos uma desvalorização da ordem de 15,5% para o C4 Cactus na versão Feel Pack (uma das mais procuradas) após um ano de uso.
Acima o Citroën C4 Cactus 2024
Olhando para o Volkswagen T-Cross, hoje o SUV compacto mais vendido no acumulado de janeiro até o mês passado, encontramos uma depreciação de 6,8% para a versão 1.0 TSI automática envolvendo unidades ano/modelo 2023.
Já no caso do Chevrolet Tracker, que ocupa a vice-liderança em vendas no segmento, a depreciação é de apenas 3,8% após o primeiro ano de uso levando em conta a versão LT 1.0 turbo.
É fato que a procura de determinado modelo no mercado de carros 0 km funciona como um bom termômetro de sua aceitação/liquidez entre os usados, outro ponto em que T-Cross e Tracker deverão se destacar em relação ao C4 Cactus, por exemplo.
Logo, tanto para o Renato quanto outros leitores que compartilham da mesma prioridade envolvendo a baixa desvalorização e facilidade de revenda na hora de escolher um automóvel 0 km, creio que o Citroën C4 não é o produto mais indicado por conta de tudo o que elencamos até aqui.
De todo modo, ainda considero o modelo da Citroën uma excelente alternativa dentro do segmento, em especial na configuração Shine Pack 1.6 THP.
Opção do motor 1.6 turbo com até 173 cv é um dos destaque na gama C4 Cactus
Talvez uma saída para aqueles que gostam do C4 Cactus é optar por uma unidade seminova, portanto com a depreciação inicial mais “pesada” já amortizada dentro do preço de transação do SUV.
Obvio que não, estamos falando de desvalorização e quando compra ele já usado ele já esta com preço mais em conta e já se desvalorizou, se comprar zero km vc vai perder muita grana só primeiro ano, no caso do Cactos se não quer perder rios de dinheiro compre com 1 ou 2 anos de uso.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Sendo uma boa aquisição usado semi novo, então é boa opção no geral também!
Obvio que não, estamos falando de desvalorização e quando compra ele já usado ele já esta com preço mais em conta e já se desvalorizou, se comprar zero km vc vai perder muita grana só primeiro ano, no caso do Cactos se não quer perder rios de dinheiro compre com 1 ou 2 anos de uso.