Quais os melhores SUVs intermediários ou médios hoje em dia?
Leitor deseja escolher um utilitário esportivo de maior porte e pediu nossa avaliação; confira
César Tizo - setembro 25, 2023
Caro, Cesar, boa tarde, o que vc acha que seria a melhor compra nos “Crossovers” médios, Caoa Chery Tiggo 7, GWM H6, Jeep Compass, VW Taos, toyota Corola Cross, Honda HR-V 1.5 turbo, Peugeot 3008, GM equinox, Ford Bronco ou o Territory, colocaria também a Rampage Rebel; Isso contando o custo beneficio: desvalorização, Seguro e custos de revisão. Qual que vc acredita ser a melhor compra? – pergunta enviada por Marcio
Marcio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Creio que vale a pena realizarmos uma “peneira” inicial entre os modelos selecionados por você para então nos aprofundarmos nas melhores escolhas.
Sendo assim, logo de cara deixaria de lado, no momento, o Peugeot 3008 e o Chevrolet Equinox por conta de que os dois SUVs devem estrear aprimoramentos profundos muito em breve.
Avançando nos filtros, creio que hoje em dia dificilmente algum SUV intermediário ou médio consegue superar o GWM Haval H6 quando levamos em conta seus atributos técnicos e comerciais.
GWM Haval H6 HEV
O modelo encontra-se tabelado hoje em dia em R$ 214.000 na configuração híbrida autorecarregável (HEV).
Sob o capô, a GWM Brasil aplica no Haval H6 HEV o motor 1.5 turbo com injeção direta atuando em conjunto com um propulsor elétrico para resultar em 243 cv de potência e elogiáveis 54 kgfm de torque.
Outro modelo eletrificado presente na seleção do Marcio, no caso o Toyota Corolla Cross, está longe de entregar os mesmos níveis de potência e torque (o modelo nacional registra 122 cv) e é apenas um pouco mais acessível em relação ao concorrente chinês, partindo hoje em dia de R$ 202.690 na configuração XRX Hybrid.
Diferenciais técnicos
Quando nos aprofundamos nos atributos técnicos do GWM Haval H6 encontramos um modelo com suspensão independente nas quatro rodas (algo que o Corolla Cross não oferece) e um porte bem maior do que o Toyota, o Jeep Compass e o Honda HR-V, por exemplo, são capazes de oferecer.
Isso resulta em uma cabine mais confortável para até 5 passageiros e um porta-malas maior no representante da GWM Brasil.
Outro ponto que destaca o Haval H6 híbrido é o alto nível de desempenho (0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos) associado ao consumo equilibrado, com parciais de 13,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Bom conteúdo
Falando sobre o conteúdo de itens de série e tecnologia, o Haval H6 HEV também se notabiliza ao chegar ao mercado com revestimento interno de couro, 6 airbags, piloto automático adaptativo, sistema de câmeras 360º com função “capô invisível”, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, bancos dianteiros com ajuste elétrico, monitoramento de pontos cegos, entre outros.
Interior do Haval H6
O Ford Bronco Sport (R$ 252.790) até se diferencia dos demais SUVs médios por conta de sua aptidão para o off-road e a presença do sistema de tração integral, algo que vale ser mencionado.
É necessário você ponderar, entretanto, a sua real necessidade de um modelo com as quatro rodas motrizes.
Picape no páreo
A mesma lógica também deve ser aplicada à Ram Rampage Rebel.
Hoje a picape intermediária custa R$ 239.990 com a motorização diesel ou R$ 249.990 com o interessante motor Hurricane 4 sob o capô.
Ram Rampage na versão Rebel
A Ram Rampage também é dotada de tração integral, porém, apesar de oferecer mais potência (272 cv) em relação ao Haval H6 Premium HEV, ela não consegue superar o SUV eletrificado quando o assunto é torque, registrando 40,8 kgfm de força máxima.
Apesar da boa vitalidade ao volante que seus respectivos motores 2.0 turbo garantem ao Bronco Sport e à Rampage Rebel, a dupla utiliza muito mais gasolina do que o modelo da GWM Brasil nos deslocamentos diários.
Um SUV a ser considerado
Correndo por fora, é justo mencionar o CAOA Chery Tiggo 7 Pro Max Drive, que custa hoje competitivos R$ 179.990 e desponta como uma opção de olho no custo/benefício mais equilibrado.
O SUV é tão confortável e bem equipado quanto o Haval H6 HEV e seu motor 1.6 turbo associado ao câmbio de dupla embreagem confere bom nível de desempenho e eficiência ao modelo.
CAOA Chery Tiggo 7 Pro Max Drive
Em relação ao VW Taos, tabelado em R$ 186.280 na versão Comfortline, o Tiggo 7 Pro Max Drive é um modelo bem mais racional.
Seguro e revisões
Por fim, falando sobre itens como custo de revisões e seguro, a GWM Brasil apresentou o Haval H6 HEV com um plano de inspeções obrigatórias realizadas a cada 12.000 km ou 1 ano, sendo que, para o período de quatro anos, as revisões somadas custam R$ 4.280.
Apenas como comparação, as quatro primeiras revisões do Corolla Cross híbrido totalizam R$ 3.532 e devem ser realizadas a cada 10.000 km ou 1 ano.
Já a estimativa para o seguro do Haval H6 HEV fica entre R$ 3.917 para a região de Brasília (DF) e pode alcançar R$ 8.740 para quem reside em Recife (PE). Os cálculos da GWM Brasil levaram em consideração o perfil de um homem com idade entre 40 e 50 anos com garagem na residência e no local de trabalho.
Como estamos falando de um produto ainda recém-lançado, torna-se difícil julgar como será a desvalorização e a liquidez do Haval H6 no mercado de usados, entretanto, levando em conta a boa procura inicial pelo SUV e o fato da GWM Brasil conceder 5 anos de garantia para o veículo completo e até 8 anos de cobertura para o sistema propulsor híbrido, podemos dizer que a novidade vai apresentar um comportamento em linha com seus pares.
Em resumo, creio que, para quem deseja um SUV de porte intermediário a médio, hoje em dia tem na gama Haval H6 uma excelente opção a ser considerada.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok