Chevrolet Onix LTZ 2017 automático ou um Fiat Argo Drive 2019?
Leitor está em dúvida entre os dois hatches compactos com transmissões diferentes e pediu nossa ajuda para definir a compra
César Tizo - outubro 5, 2023
Comprar um Onix LTZ 2017 automático ou um Argo Drive manual 2019 com motor 1.3? – pergunta enviada por Gabriel
Gabriel obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Até para respondermos da melhor maneira possível a sua dúvida, é importante elencarmos as razões pelas quais você deve escolher um carro automático ou manual.
Se você faz uso constante do automóvel na cidade e encara com frequência engarrafamentos e situações de anda e para no trânsito, certamente um automóvel com transmissão automática (ou sistemas equivalentes) vai lhe resultar em muito mais conforto nos seus deslocamentos.
Já se a aplicação que você dará ao veículo reside muito mais no uso rodoviário ou você reside em um local mais tranquilo do ponto de vista da organização do trânsito, então o tipo de câmbio acaba sendo indiferente e a caixa manual poderá lhe atender com tranquilidade.
Chevrolet Onix LTZ 2017
Prós e contras
Ainda sobre o tipo de câmbio, é interessante levar em conta que um carro automático pode resultar em um consumo ligeiramente maior em relação ao mesmo modelo com transmissão manual, bem como o desempenho pode ser um pouco inferior.
Esses pontos citados acima, entretanto, estão diminuindo cada vez mais na medida em que as caixas automáticas e os seus sistemas de gerenciamento estão se tornando cada vez mais sofisticados.
Apesar do preço de um carro manual ser sempre mais convidativo em relação a um automóvel com caixa automática, vale lembrar que a transmissão manual pode levar a algumas manutenções mais onerosas no longo prazo, como a troca do “kit embreagem”.
Vícios ao volante, como dirigir com o pé apoiado constantemente no pedal da embreagem, por exemplo, podem acelerar o desgaste dos componentes.
Todo o sistema do câmbio automático, por sua vez, tende a ser mais durável uma vez que opera sem qualquer interferência humana. É necessário, entretanto, ficar sempre atento (a) ao fluído da transmissão e suas eventuais trocas de acordo com o que é preconizado no plano de manutenção do veículo.
Chevrolet Onix LTZ 2017
Entre Onix automático e Argo manual
Voltando para a dúvida do Gabriel, o Chevrolet Onix LTZ automático em seu ano/modelo 2017 associava o motor 1.4 flex a uma caixa 6 marchas (de código GF6).
Apesar da caixa robusta e baseada em uma arquitetura convencional com conversor de torque, o que garante trocas de marchas suaves, os números não muito altos de potência (106 cv) e torque (13,9 kgfm) do Onix LTZ resultavam em um desempenho apenas razoável para o hatch, algo a ser levado em conta.
A aceleração de 0 a 100 km/h do Onix em questão na faixa de 12 segundos deixa claro que a performance não é o seu forte, apesar das médias de consumo bem convincentes e que gravitavam em 11,5 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina.
O Fiat Argo Drive 1.3 manual ano/modelo 2019, por sua vez, conta com 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque.
Com o câmbio manual 5 marchas, o hatch é capaz de alcançar 100 km/h em cerca de 10,5 segundos, o que deixa claro um vigor maior ao volante.
Em termos de consumo, as médias para o Fiat ficam na faixa de 13 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina, portanto números bem melhores em relação aos do Onix em diversos aspectos.
Fiat Argo Drive 1.3
Qual escolher?
Se a questão da transmissão é indiferente para sua escolha, Gabriel, creio que é mais interessante optar pelo Fiat Argo Drive 2019.
O modelo oferece um conjunto mecânico mais eficiente e ainda tem a seu favor o tempo de uso menor, algo favorável pensando no custo de propriedade.
Entretanto, como dito logo no início da análise, se você necessita de um carro para encarar congestionamentos frequentes e deseja ganhar mais conforto no dia a dia, apenas nesse contexto o Chevrolet Onix automático seria a pedida mais interessante.