Governo de SP quer incentivar híbridos flex e veículos a hidrogênio
Executivo paulista envia à Assembleia Legislativa do Estado projeto de lei para isentar esses veículos do IPVA
César Tizo - outubro 21, 2023
O governador Tarcísio de Freitas apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) proposta que isenta do IPVA proprietários de veículos movidos a hidrogênio e veículos híbridos flex com motor elétrico associado ao propulsor a combustão.
O Projeto de Lei nº 1510/2023 foi publicado na edição da última sexta-feira (20) do Diário Oficial do Estado (DOE).
A proposta que será analisada pelos deputados estaduais estende o benefício para duas novas modalidades.
Caso aprovada, a lei irá garantir, a partir de 2024 e até 2028, isenção de IPVA para proprietários de ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural – inclusive biometano.
Da mesma forma, com a aprovação da medida, serão isentos do imposto veículos movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos plenos, com um ou mais propulsores elétricos associados a um motor a combustão que utilize, alternativa ou exclusivamente, etanol. Nesse caso, o valor do veículo não poderá superar R$ 250 mil e a isenção valerá para 2024 e 2025.
Atualmente modelos como o Toyota Corolla e o Toyota Corolla Cross, ambos com tecnologia de propulsão híbrida flex e produzidos no Brasil, poderiam ser beneficiados com a medida.
Além de incentivar a utilização de veículos com fonte alternativa de energia de maneira a reduzir a emissão de poluentes e contribuir para a melhoria do meio ambiente, a norma, editada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), tem o intuito de estimular os investimentos na produção de veículos movidos a energia limpa e renovável no estado de São Paulo.
Fonte: Agência SP Notícias e Portal do Governo do Estado de São Paulo
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok