Além do Kardian, Renault prepara mais sete novidades até 2027
Nova plataforma CMA voltada aos principais mercados da marca fora da Europa também contempla avanços significativos em eletrificação
César Tizo - outubro 25, 2023
No mesmo evento em que revelou globalmente o Kardian, a Renault apresentou detalhes sobre a renovação do seu portfólio para os seus principais mercados globais.
Atualmente, 43% das vendas da Renault são originadas em suas operações internacionais, sendo que, no ano passado, cinco dos 10 maiores mercados consumidores da marca estavam situados fora da Europa, no caso o Brasil (2º lugar), Turquia (4º), Índia (5º), Coreia do Sul (8º) e Colômbia (9º).
Em números, as vendas internacionais da Renault somaram 634.124 unidades em 2022, o que reflete a necessidade da marca francesa olhar com atenção regiões como a América Latina.
Renault Niagara Concept
Arquiteturas
Para guiar a renovação de seu portfólio produzido e comercializado fora da Europa, a Renault desenvolveu duas novas arquiteturas, sendo a mais sofisticada delas criada em conjunto com o Geely Holding Group. A plataforma em questão é a CMA, sigla para Compact Modular Architecture.
É sempre bom lembrar que a holding chinesa hoje é dona da Volvo e outras empresas relevantes no cenário automotivo mundial.
Segundo a Renault, a arquitetura CMA será aplicada em “modelos topo de linha dos segmentos D e E [grande porte], com tração em duas ou quatro rodas, e disponível na maioria dos casos com motorizações híbridas“.
Os veículos que tomarão como base a plataforma CMA serão projetados pelo centro de engenharia da empresa localizado em Seul e fabricados na fábrica de Busan. O primeiro veículo Renault Korea Motors desenvolvido nesta plataforma será apresentado em 2024.
Já a arquitetura que mais interessa ao mercado brasileiro é chamada pelo Grupo Renault apenas de “plataforma modular” e será majoritariamente destinada a países e regiões como América Latina, Turquia, Marrocos e Índia.
De acordo com a Renault, a nova plataforma modular permitirá o desenvolvimento de automóveis com comprimento variando entre 4 e 5 metros, além de oferecer quatro opções de entre-eixos, partindo de 2,60 m, como observado no Kardian, até atingir 3 metros.
Outro ponto importante é que a plataforma modular em questão foi projetada de modo a prever a eletrificação dos conjuntos mecânicos.
“A plataforma modular será beneficiada com o uso de arquiteturas elétricas e eletrônicas de última geração, compatíveis com todas as regulamentações atuais e futuras“, pontua a Renault.
Além da propulsão térmica convencional, a plataforma modular aceita projetos que envolvam motores a gás natural, além de conjuntos eletrificados do tipo híbrido-leve 48V ou full-hybrid (híbrido pleno) com tração dianteira ou integral.
Renault Niagara Concept
Posicionamento internacional
Dentro do seu “International Game Plan 2027“, a Renault informou que vai investir 3 bilhões de euros para lançar oito novos modelos fora da Europa até o ano em questão.
A contagem de novidades tem início pelo Renault Kardian e vai incluir cinco veículos de maior porte (segmentos C e D, de acordo com a escala europeia) para posicionar a marca nos “segmentos de maior criação de valor“, detalha a Renault.
Com isso, a ambição do grupo francês é chegar em 2027 com um portfólio que permita dobrar o preço líquido por veículo vendido fora da Europa em comparação com 2019.
Renault Niagara Concept
Niagara Concept
Para fornecer uma ideia do que podemos esperar para os seus futuros modelos globais fora da Europa, a Renault também apresentou nesta quarta-feira o Niagara Concept, estudo baseado na mesma arquitetura modular que dá vida ao projeto do Kardian, o que torna clara a versatilidade da nova plataforma.
“O Niagara Concept personifica perfeitamente este sopro de modernidade nos mercados internacionais, antecipando a futura geração de modelos de produção em série que serão lançados até 2027 fora da Europa. Todos serão concebidos com o DNA da Renault, sendo adaptados às necessidades dos clientes locais“, revelou a empresa.
Com estilo que remete a uma picape intermediária (estaríamos observando uma potencial sucessora da Oroch?), o Niagara Concept é movido pelo sistema E-Tech Hybrid 4×4, combinando a motorização híbrida-leve dianteira com um propulsor 100% elétrico traseiro, o qual tem capacidade para tracionar o veículo de maneira isolada.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok