Volvo EM90: primeira minivan da marca estreia em novembro
Novidade será um irmão de projeto do Zeekr 009 e conta com propulsão 100% elétrica
César Tizo - outubro 25, 2023
Após as primeiras imagens vazarem na China, a Volvo anunciou nesta quarta-feira (25) que a sua inédita minivan EM90 será completamente revelada no dia 12 de novembro.
Ainda sem entrar em detalhes técnicos sobre a novidade, a Volvo antecipa que a EM90 será uma “sala de estar escandinava em movimento“.
O modelo será equipado com nada menos do que 21 alto-falantes projetados pela Bowers & Wilkins, inclusive com alguns deles embutidos nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros. Ao todo o sistema de som vai entregar 2.460 W de potência.
Modelo terá ao todo 21 alto-falantes fornecidos pela Bowers & Wilkins
Como era esperado, o Volvo EM90 seguirá a diretriz da marca em oferecer o máximo em segurança e proteção aos passageiros, sendo equipado com vários sistemas avançados de assistência ao motorista e um amplo conjunto de sensores, câmeras de alta definição, câmeras de visão surround, radar de ondas milimétricas, sensores ultrassônicos, entre outros.
Imagem vazada do Volvo EM90 na China
Irmão chinês
O Volvo EM90 nada mais é do que um irmão de projeto do Zeekr 009, sendo ambos baseados na plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture).
A marca Zeekr, assim como a Volvo, integra o portfólio da chinesa Geely, portanto o compartilhamento de produtos é mais do que natural.
Tecnicamente o Zeekr 009 conta com propulsão 100% elétrica composta por dois motores (um por eixo) resultando em 544 cv de potência total combinada.
Não sabemos se o Volvo EM90 seguirá o mesmo layout técnico ou contará com mais opções mecânicas.
Primeira imagem oficial do Volvo EM90: coluna A dupla para incrementar a segurança
Sala sobre rodas
Ao que tudo indica, o Volvo EM90 deverá oferecer 6 lugares individuais em seu interior para ampliar o nível de conforto.
Tomando como base o Zeekr 009, o tamanho do monovolume da Volvo deverá ser semelhante, portanto alcançando 5,20 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,85 m de altura e 3,20 m de entre-eixos.
Ainda nos resta saber se o Volvo EM90 está nos planos da subsidiária brasileira da marca.
É interessante destacar que o segmento de monovolumes de maior porte é explorado no Brasil apenas pelo Kia Carnival com relativo sucesso comercial dentro de sua proposta, o que abriria espaço para uma eventual importação do EM90 ao país.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok