Nissan anuncia R$ 2,8 bi para novo Kicks, motor turbo e mais um SUV em Resende (RJ)
Fabricante amplia seu investimento na planta fluminense e prepara uma gama mais competitiva no médio prazo
César Tizo - novembro 7, 2023
A Nissan anunciou nesta terça-feira (7) uma excelente notícia para a economia brasileira e o Estado do Rio de Janeiro.
A empresa vai elevar para R$ 2,8 bilhões seu atual plano de investimentos, que começou a vigorar neste ano e seguirá até 2025.
A quantia vai viabilizar a produção da nova geração do Kicks, além de um inédito SUV e um motor turbo no Complexo Industrial de Resende (RJ).
Segundo a Nissan detalha, o investimento permitirá a instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos na unidade fluminense.
“Um dos modelos terá a missão de dar continuidade à bem-sucedida linhagem do Nissan Kicks, que é um sucesso da marca no Brasil e no mundo“, acrescenta a fabricante.
Portanto, o Kicks atualizado deverá sair da linha de produção de Resende também a partir do ano que vem.
A segunda geração do Nissan Kicks deverá contar com boas novidades sob o capô.
A primeira delas deverá ser o motor 1.3 turbo com injeção direta desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e que já equipa modelos como o Renault Duster e a picape intermediária Renault Oroch, ambos fabricados no país.
Como ficará a cargo da Renault nacionalizar o propulsor 1.0 turbo com injeção direta que vai impulsionar o Kardian brasileiro, provavelmente as marcas aliadas optaram por deixar a produção local do 1.3 TCe sob responsabilidade da Nissan.
Também é muito provável que o novo Kicks nacional poderá oferecer mecânica híbrida baseada no sistema e-Power, quem sabe até com o motor térmico já pronto para operar com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Resta a dúvida, portanto, sobre qual será o segundo SUV que a Nissan vai produzir no Rio de Janeiro muito provavelmente a partir de 2025.
Se a próxima geração do Kicks evoluir para um produto mais sofisticado (e caro), pode ser que a Nissan considere a possibilidade de desenvolver um crossover abaixo do SUV compacto renovado.
Outro caminho, que nos parece ser o mais provável, diz respeito à possível entrada da Nissan no segmento de SUVs intermediários com um rival direto para o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
Caso isso se concretize, a Nissan poderia estruturar seu portfólio regional de SUVs começando pela nova geração Kicks, logo após encaixando na gama seu eventual SUV intermediário e, logo acima da dupla, o SUV médio X-Trail, que inclusive já foi lançado neste ano na Argentina e é amplamente cotado para o Brasil.
Logo, nos resta acompanhar em detalhes os próximos passos da Nissan por aqui. De qualquer forma, o futuro da marca parece muito promissor!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok