Ferrari mais cara já leiloada supera R$ 250 milhões
Exemplar também foi o clássico de maior valor negociado publicamente em 2023; conheça detalhes sobre o modelo
César Tizo - novembro 16, 2023
Pegando carona em um dos termos mais famosos do mercado financeiro, a Ferrari tornou-se uma das principais blue chips quando o assunto é valor de mercado de seus clássicos.
A RM Sotheby’s reportou nesta semana ter comercializado a Ferrari mais cara já leiloada na história. O exemplar também figura como o automóvel clássico de maior valor negociado em 2023.
O modelo em questão foi o único exemplar da Ferrari 330 LM/250 GTO by Scaglietti que foi preparado especialmente para representar a marca em competições esportivas na década de 1960.
O lance que concretizou a venda foi de nada menos do que US$ 51,7 milhões, pouco mais de R$ 251 milhões de acordo com a cotação atual da moeda norte-americana.
Tanto o vendedor quanto o comprador endinheirado não foram identificados.
História
Algumas credenciais técnicas específicas ajudaram a Ferrari GTO Tipo, como também é conhecida, a se destacar das demais unidades, em especial o carro com o número de chassi 3765 arrematado neste mês.
Baseado na Ferrari 250 GTO, o exemplar leiloado foi revelado ao público em 1962 como o primeiro da série a contar com propulsor 4.0 original de fábrica, o qual foi especialmente concebido para cumprir com as regras de campeonatos de turismo à época.
A 250 GTO convencional era equipada regularmente com o motor chamado pela Ferrari de Colombo, no caso um 3.0 V12.
Foi com a GTO Tipo arrematada no leilão desta semana que a Ferrari venceu, no dia 27 de maio de 1962, a Nürburgring 1000 KM dentro da categoria específica para o modelo. Os pilotos Mike Parkes e Willy Mairesse também conseguiram classificar o esportivo como vice-campeão na classificação geral.
O mesmo carro também foi pilotado por Mike Parkes e Lorenzo Bandini para representar de forma oficial a Ferrari nas 24 Horas de Le Mans em 1962, porém o veículo abandonou a prova após 6 horas na pista por conta de um problema no radiador oriundo de um acidente com o carro na fase de classificação.
Ao longo da trajetória do modelo, 34 exemplares da Ferrari GTO Tipo foram produzidos, porém apenas o de chassi 3765 conta com toda a bagagem histórica especial, o que ajudou a projetar seu valor para a casa dos milhões de dólares atualmente.
Segundo os organizadores do leilão, tamanha é a fama do modelo que o exemplar da GTO Tipo em questão precisou de apenas 20 minutos para ser arrematado.
Antes da unidade leiloada nesta semana, a Ferrari clássica mais cara já vendida ao público também foi um modelo baseado na linha 250 GTO e, curiosamente, de mesmo ano.
Segundo relata a Sotheby’s, a unidade foi de uma Ferrari 250 GTO 1962 que custou US$ 48,4 milhões ao comprador, cerca de R$ 235 milhões hoje em dia.
O modelo foi arrematado em 2018 e é considerado como um dos mais autênticos e originais de todos os exemplares da gama 250 GTO original.
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