Renault Master estreia nova geração e traz evoluções profundas
Modelo atualmente é o furgão mais vendido no Brasil e também é produzido localmente desde 2002
César Tizo - novembro 21, 2023
Novidade importante no segmento de veículos comerciais foi conhecida nesta terça-feira (21).
A nova geração do Renault Master foi completamente revelada na Europa trazendo um notável pacote de evoluções.
O furgão, que atualmente é o líder em vendas no segmento aqui no Brasil, passa a contar com uma nova plataforma multienergia com opções de propulsão a diesel e 100% elétrica.
Novo Renault Master: opções elétrica e a hidrogênio confirmadas
A Renault acrescenta que no futuro, sem especificar um período exato, a nova geração do Renault Master também contará com uma opção movida a célula de combustível baseada em hidrogênio, tecnologia já avaliada na presente geração do modelo por meio da Hyvia, empresa do Grupo Renault focada em desenvolver o uso do combustível.
De acordo com as informações preliminares da Renault, a quarta geração do Master na Europa terá à disposição quatro opções de motores diesel da família Blue dCi partindo de 106 cv de potência máxima até 172 cv.
Os propulsores poderão trabalhar em conjunto com a transmissão manual ou o novo câmbio automático de 9 marchas (EAG9) dependendo da configuração do modelo.
As opções puramente elétricas vão oferecer baterias de 40 ou 87 kWh, que, no caso do componente mais robusto, proporciona autonomia para mais de 410 km de acordo com o ciclo WLTP.
Outro ponto interessante no caso da nova Master elétrica é a oferta dos sistemas Vehicle-to-Grid (V2G), que permite ao veículo fornecer energia para uma residência ou um comércio, por exemplo, além da função Vehicle-to-Load (V2L), a qual possibilita compartilhar a energia armazenada na bateria com aparelhos elétricos ou eletroeletrônicos na cabine ou na área de carga.
Novo Renault Master
Versatilidade
Segundo a Renault, o Master renovado vai oferecer “possibilidades de conversão sem limites” e será capaz de transportar mais de 4 toneladas nas versões com tração dianteira.
Em termos volumétricos, as opções com tração dianteira ou traseira poderão acomodar 11 ou 22 m3 e a fabricante salienta que o novo Master será a referência na categoria em termos de comprimento e largura do compartimento de cargas.
Para conseguir avanços nessa área, os times de design e engenharia da Renault projetaram o novo Master com um capô mais curto e o para-brisas foi deslocado para uma posição mais avançada e inclinada.
Os retrovisores, entradas de ar no para-choque dianteiro e a inclinação do teto foram otimizados para aprimorar a aerodinâmica da van.
Com isso, o novo Master alcançou um Scx 20% menor em relação ao antecessor, o que também favoreceu o conforto acústico na cabine, destaca a Renault.
Novo Renault Master
Por falar no habitáculo, a Renault também equipou o novo Master com a central multimídia OpenR Link com tela de 10″, suporte ao Apple CarPlay e Android Auto e o sistema Google embarcado, que permite operar diretamente no aparelho mais de 50 aplicativos disponíveis no Google Play e confere uma integração natural com o Google Assistant.
Em mais de 40 anos de trajetória, o Renault Master já superou 3 milhões de unidades vendidas globalmente.
Na Europa, o Master renovado chegará ao mercado ao longo do segundo trimestre de 2024.
Procurada pelo Guru dos Carros, a Renault informou que até o momento não existe previsão de lançamento do novo Master no Brasil.
Por aqui, o utilitário parte hoje em dia de R$ 220.300 na configuração Chassi e pode alcançar R$ 325.400 na opção Minibus.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok