Hyundai Creta Limited ou Chevrolet Tracker LTZ: qual é a compra mais racional?
Leitora está em dúvida entre os catálogos intermediários na faixa de R$ 150.000 dos dois SUVs e pediu nossa análise; confira
César Tizo - novembro 22, 2023
Obrigada César pelo carinho em nos ajudar, excelente explanação, sucessos a ti. Os carros no Brasil são caríssimos, por isso gostaria de fazer uma compra racional entre o Hyundai Creta Limited e Chevrolet Tracker LTZ (todos intermediários de entrada) – pergunta enviada por Elen via YouTube
Elen obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Como a ideia é centrar a análise no critério racional, vamos começar pelo custo/benefício dos dois SUVs.
Atualmente o Chevrolet Tracker LTZ tem preço sugerido de R$ 149.400 desconsiderando eventuais promoções.
De série, o SUV compacto da Chevrolet oferece uma boa lista de equipamentos, com destaque para o monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, acendimento automático dos faróis, 6 airbags, rodas de liga leve aro 17″, revestimento interno mesclando couro e tecido, central multimídia com câmera de ré, chave presencial, sensor de estacionamento traseiro e o sistema de carro conectado OnStar acompanhado do Wi-Fi nativo.
O Hyundai Creta Limited, por sua vez, é tabelado em R$ 146.390, entretanto, considerando o valor do Tracker LTZ, é possível estacionar na garagem de casa o Creta Limited Safety (R$ 147.890), o qual acrescenta importantes itens de segurança.
No caso do Creta Limited Safety, temos como destaque o pacote Smartsense, que reúne o assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, farol alto adaptativo e o detector de fadiga.
O Hyundai também sai de série com central multimídia, ar-condicionado automático digital, câmera de ré, sensor de estacionamento, chave presencial, rodas de liga leve aro 17″, 6 airbags, entre outros itens, portanto uma lista bem equivalente à do Tracker LTZ.
Vale destacar que o Hyundai Creta tem o diferencial dos 5 anos de garantia contra 3 anos de cobertura oferecida pela Chevrolet para o Tracker.
Mecânica
No quesito mecânica, temos algumas diferenças conceituais entre os motores 1.0 turbo aplicados nos dois modelos.
A Hyundai opta por uma unidade que reúne os periféricos mais sofisticados em nome da eficiência, entre eles o turbo e a injeção direta.
Com isso, o Hyundai Creta Limited/Limited Safety oferece até 120 cv e 17,5 kgfm de torque, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, de acordo com os dados de fábrica, e entrega consumo oficial de 12 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com gasolina.
O Chevrolet Tracker LTZ, por sua vez, conta com motor 1.0 turbo, porém dotado de injeção indireta multiponto convencional, sistema que pode não ser tão sofisticado quanto o TGDI presente no Creta 1.0 turbo, entretanto é capaz de lidar melhor com nosso combustível e apresenta menor custo de manutenção.
A unidade de potência do Chevrolet alcança 116 cv e 16,8 kgfm de torque máximo operando com etanol.
Em termos de desempenho, o Tracker LTZ entrega respostas em linha com as observadas no Creta Limited, sendo que o consumo oficial do Chevrolet é de 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada levando em conta o abastecimento com gasolina.
Conclusão
Em resumo, Elen, estamos falando de dois excelentes SUVs compactos quando analisamos o Chevrolet Tracker e o Hyundai Creta. Não por acaso eles figuram entre os mais vendidos dentro da categoria.
Do ponto de vista racional, que é o tema desta análise, creio que o representante da Hyundai se destaca.
O Creta Limited Safety é mais barato do que o Tracker LTZ e oferece o mesmo nível de equipamentos.
O acabamento interno é ligeiramente superior no Creta em relação ao Tracker, sendo que ambos contam com cabines confortáveis e espaçosas.
O Hyundai, contudo, tem porta-malas para 422 litros de bagagem contra 393 litros do Chevrolet, uma diferença pequena, mas que merece ser citada.
Por fim, em termos de eficiência mecânica, os dois SUVs se equivalem, com o Creta consumindo menos na cidade enquanto o Tracker se sai melhor no uso rodoviário.
Logo, o representante da Hyundai mostra-se um modelo mais equilibrado quando colocamos todos esses pontos na balança.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok