Vale a pena migrar de um Compass 4×4 diesel para um SUV híbrido?
Leitora é dona de um Jeep Compass e deseja saber se a migração para um modelo eletrificado é uma pedida interessante; confira análise
César Tizo - dezembro 13, 2023
Meu carro é um Jeep Compass 4×4 a diesel e estou pensado em migrar para um híbrido, mas tenho preocupações quanto ao custo e a qualidade da assistência técnica (disponibilidade de peças e mão de obra). Vale a pena? Como isso está atualmente no Brasil? Faz diferença de montadora? Por exemplo o Corolla Cross que já é líder de vendas versus a Hyundai que traz 2 modelos importados (Ioniq e o Kona) com preços bem interessantes. Sei que Ioniq saiu de linha no exterior. Talvez seja arriscado adquirir por conta disso. Claro que ainda tenho dúvidas se devo investir já em um híbrido mas em fazendo isso terei dor de cabeça no pós venda ou marcas \”mais consagradas\” em eletrificação já estão bem aparelhadas aqui?? – pergunta enviada por Claudia
Claudia obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A questão apresentada por você é excelente uma vez que estudos apontam que os brasileiros estão considerando cada vez mais a compra de veículos eletrificados.
Sobre a migração do seu atual Jeep Compass 4×4 diesel para um SUV híbrido, creio que o movimento tende a ser muito interessante, em especial dependendo do seu tipo de uso.
Se você trafega em grande parte na cidade e os seus deslocamentos envolvem percursos com engarrafamentos, você notará logo de cara uma grande redução no consumo e um alívio na despesa mensal com combustível.
Vamos utilizar o Toyota Corolla Cross como exemplo.
Atualmente ele é o único SUV híbrido flex produzido no Brasil e, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), é capaz de oferecer consumo urbano de 17,8 km/l com gasolina.
Trata-se de uma média na cidade bem mais interessante do que os 10,6 km/l homologados para o Compass diesel na cidade segundo o PBEV.
É claro que o seu Jeep Compass atual conta com alguns diferenciais importantes, como a presença do sistema de tração integral e da suspensão independente nas quatro rodas, entretanto o Corolla Cross Hybrid se notabiliza pela eficiência.
Em termos de custos de manutenção e de peças, o Corolla Cross Hybrid está em linha com o que é praticado para a versão puramente térmica do SUV, portanto não é algo que deve causar preocupação.
Outro ponto é que a tecnologia híbrida já é amplamente dominada por diversas fabricantes, sendo que ela é apontada como a melhor forma de transição para um futuro onde os carros deverão migrar para a propulsão totalmente elétrica ou de alguma forma não poluente.
É fato que a Toyota tornou-se a referência quando o assunto são os automóveis híbridos uma vez que ela foi a responsável por difundir a tecnologia desde o fim dos anos 1990 ao lançar o Prius nos principais mercados do mundo.
Por já ser fabricado no Brasil, o Corolla Cross tem ainda a seu favor o custo/benefício mais competitivo e toda a reputação que a marca conquistou no mercado brasileiro, o que lhe favorece a liquidez na hora da revenda e a desvalorização mais contida.
Em resumo, você não terá nenhuma dor de cabeça ao realizar a migração para um automóvel híbrido nacional, uma vez que as fabricantes e suas concessionárias sabem lidar muito bem com esses veículos.
Basta lembrarmos que o Corolla sedã em suas versões híbridas é fabricado no Brasil desde 2019 com uma ótima aceitação do público. Inclusive, o três volumes conquistou à época o título de primeiro automóvel híbrido flex do mundo.
No caso da gama Toyota, além da cobertura de fábrica de 5 anos para o automóvel completo, a mecânica híbrida conta com o respaldo da marca até o oitavo ano do veículo, algo que colabora para a tranquilidade do proprietário.
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