“Há espaço para melhorias”, diz Latin NCAP sobre segurança do Fiat Pulse
Crossover compacto passou pelo crivo do Latin NCAP e conquistou somente 2 estrelas em segurança
César Tizo - dezembro 14, 2023
O Latin NCAP divulgou nesta quinta-feira (14) seu último teste de 2023. A avaliação foi realizada com o Fiat Pulse e o modelo ficou devendo no quesito segurança.
Segundo o relatório do Latin NCAP, o Fiat Pulse alcançou apenas duas das cinco estrelas possíveis. Os modelos da marca italiana, como é possível conferir, ficam devendo nesse quesito. A Fiat Strada, avaliada em outubro do ano passado, conquistou apenas uma estrela. A dupla Argo e Cronos, por sua vez, zerou na avaliação de dezembro de 2021.
O Latin NCAP, contudo, aponta que “há espaço para melhorias no Fiat Pulse, apesar do resultado de duas estrelas“.
Em suas conclusões, o Latin NCAP aponta que “a limitada proteção lateral para a cabeça oferecida aos ocupantes, a baixa pontuação para a proteção dos ocupantes infantis e os lembretes de cinto de segurança (SBR) traseiro, bem como a disponibilidade limitada do ADAS, entre outros aspectos, impedem que o veículo obtenha melhores classificações de estrelas“.
“O veículo apresentou estrutura estável e a área dos pés também foi considerada estável no impacto frontal. O impacto lateral ofereceu proteção total para adultos. O teste de colisão de impacto lateral de poste mostrou níveis de proteção de marginal a bom. No entanto, a cobertura limitada do sistema de proteção lateral para a cabeça penalizou a pontuação geral do carro na proteção do ocupante adulto.
O modelo oferece airbags laterais padrão para tórax e cabeça, mas não oferece airbags de cortina, limitando a proteção apenas aos assentos dianteiros e, também, em uma faixa restrita. Os sistemas de airbag para tórax e cabeça podem ser uma solução temporária, mas definitivamente não são uma solução robusta“, acrescenta o Latin NCAP.
A instituição relata que ofereceu à Fiat a avaliação do sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para adicionar seu relatório de desempenho à publicação e informar os consumidores, mas a Fiat se recusou a fazê-lo.
“A proteção do ocupante criança foi afetada negativamente pela proteção limitada da cabeça do dummy de 3 anos no impacto frontal e lateral. Embora ambos os dummies tenham sido equipados com Sistemas de Retenção Infantil (SRI), I-size, de bom desempenho, seguindo as melhores práticas recomendadas, o baixo comportamento é explicado pela combinação do veículo com esses SRIs“, relata o Latin NCAP em outro trecho do relatório.
“A Stellantis demonstrou com o Fiat Pulse que pode incorporar os requisitos do Latin NCAP desde o início do desenvolvimento de um novo modelo. Entretanto, a estratégia de segurança demonstrou não ter a robustez necessária, especialmente em relação à proteção da cabeça em caso de impacto lateral, ao desempenho estrutural em testes de colisão e à disponibilidade do AEB, que precisam ser melhorados.
Esses recursos de segurança e os esforços relacionados para aprimorá-los devem definitivamente ser disponibilizados como padrão para os modelos mais baratos e mais populares, como já foi feito por outros concorrentes.
Mais uma vez, pedimos à Stellantis que melhore os recursos básicos de segurança em toda a sua linha de modelos. O Latin NCAP demonstrou que a informação independente ao consumidor em um sistema de rotulagem obrigatório mudaria o mercado para veículos mais seguros sem atrito político. Os consumidores, gestores de frotas e governos não devem comprar carros que não estejam classificados pelo Latin NCAP”, conclui Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
Atualmente a gama Volkswagen oferece alguns dos modelos mais seguros à venda no Brasil e já testados pela instituição, sendo que Nivus, Virtus e Taos alcançaram cinco estrelas.
Posicionamento da Stellantis
Procurada pelo Guru dos Carros para comentar o resultado do Fiat Pulse na avaliação do Latin NCAP, a Stellantis enviou o seguinte posicionamento reproduzido na íntegra:
“A Stellantis recebe os resultados da Entidade em questão, respeitosamente, mas com muita surpresa. Isso porque as diferenças entre o modelo avaliado (desatualizado) e o produzido foram relatadas, mas ignoradas pela Entidade. A Stellantis South America segue com foco total no cliente, na evolução constante da segurança veicular e no respeito à legislação, além de manter o maior, mais completo e moderno Centro de Segurança Veicular do Hemisfério Sul e afirma que o modelo em questão é um dos mais seguros do segmento.“
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok