Jeep Renegade completa 10 anos no exterior oferecendo projeto mais sofisticado do que muitos rivais
Modelo foi apresentado em março de 2014 na Europa e passou a ser produzido no Brasil no ano seguinte, inaugurando a atual fábrica da Stellantis em Goiana (PE)
César Tizo - janeiro 8, 2024
O Jeep Renegade caminha para completar um marco relevante em sua trajetória. Em março deste ano, o SUV compacto vai completar 10 anos de sua estreia mundial na Europa.
O modelo, que começou a ser produzido em Melfi, na Itália, em 2014, foi concebido como um produto global e alcançou mais de 100 mercados desde sua estreia.
Até o momento, a Jeep contabiliza cerca de 2 milhões de unidades vendidas do Renegade desde sua apresentação.
Aqui no Brasil, o Jeep Renegade inaugurou a atual fábrica da Stellantis em Goiana, Pernambuco, em 2015, se tornando logo de cara um dos SUVs compactos mais desejados pelo público brasileiro em especial por conta da reputação da marca no país.
O modelo também inaugurou localmente a plataforma Small Wide, que deu vida ao projeto do Jeep Compass nacional a partir de 2016 assim como a Fiat Toro. Atualmente o Jeep Commander e a Ram Rampage, todos produzidos em Goiana, foram desenvolvidos sobre a mesma arquitetura.
Um ponto que mereceu destaque na trajetória local do Jeep Renegade foram as versões combinando a motorização 2.0 turbodiesel com o sistema de tração 4×4, permitindo que muitos brasileiros tivessem acesso pela primeira vez a um veículo com este tipo de combustível e apelo urbano.
Em fevereiro de 2022, o Jeep Renegade nacional inaugurou um profundo pacote de atualizações contemplando desde melhorias estéticas até a aguardada introdução do motor 1.3 GSE para toda a gama.
O propulsor mais moderno, que conta com turbo e injeção direta, aprimorou o nível de eficiência do SUV compacto, que ficava devendo em desempenho e consumo nos seus extintos catálogos com motor 1.8 flex.
Em uma decisão estratégica, tendo como prioridade “democratizar a tração 4×4”, a Jeep descontinuou a oferta do motor turbodiesel a partir da linha Renegade 2022, preservando o sistema de tração integral nas versões Série S e Trailhawk.
Como o propulsor diesel tem custo mais elevado em relação a uma unidade de potência flex ou a gasolina, a Jeep conseguiu trazer para um patamar mais acessível as opções topo de linha do SUV.
Mesmo com os vários anos de mercado, até hoje o Jeep Renegade segue a única opção nacional entre os SUVs compactos a disponibilizar versões com as quatro rodas motrizes e propulsão flex.
Além disso, o Jeep Renegade é um dos raros modelos no segmento a oferecer refinamentos técnicos como a suspensão independente e o freio a disco nas quatro rodas.
As atualizações promovidas na gama Renegade em 2022 permitiram ao SUV compacto alcançar, no mesmo ano, a marca de 500.000 unidades produzidas em Goiana, de onde também é exportado para México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, República Dominicana, Guatemala, El Salvador, Paraguai, entre outros países.
Olhando para o futuro, é possível que, no curto prazo, o Jeep Renegade se torne um dos primeiros modelos a inaugurar a família de plataformas Bio-Hybrid na planta pernambucana da Stellantis, provavelmente dispondo da tecnologia híbrida-leve.
Já a próxima geração do Jeep Renegade, ao que tudo indica, deverá fazer sua estreia global em 2025. Vamos acompanhar de perto!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok