Uma particularidade do Renault Duster 2024 é que ele segue como o único SUV compacto com a opção do câmbio manual, no caso em seu novo catálogo de entrada Intense Plus tabelado em R$ 122.290.
Vale lembrar que alguns concorrentes modernos do Renault Duster, entre eles o Chevrolet Tracker e o Volkswagen T-Cross, chegaram a contar com opções manuais quando estrearam no mercado, entretanto a baixa participação em vendas dessas versões abreviou o fim da oferta de ambas no portfólio dos dois modelos.
Do ponto de vista da composição de gama, o Duster manual serve como estratégia de marketing para “fisgar” potenciais clientes atraídos pelo preço mais convidativo que o catálogo oferece.
Mesmo assim isso não exclui o fato de que alguns motoristas ainda demonstram certa predileção pelo câmbio manual por conta da maior sensação de controle que este tipo de transmissão oferece – realçando a esportividade na condução – ou até pensando na robustez do conjunto mecânico e na economia de combustível.
O Duster manual traz sob o capô o motor 1.6 SCe com até 120 cv e 16,2 kgfm tal como as versões automáticas mais acessíveis do SUV, porém seus números de desempenho e consumo são mais favoráveis.
De acordo com os dados da fabricante, o Duster manual é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos com etanol contra 12 segundos da versão CVT equivalente.
As médias de consumo do Duster manual ficam em até 11,6 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com gasolina, enquanto o Duster 1.6 CVT registra 10,5 e 11,5 km/l, respectivamente.
Entretanto, o perfil de consumidor que hoje opta por um SUV compacto indiscutivelmente prefere estacionar na garagem de casa um modelo com câmbio automático.
E é exatamente por conta disso que a escolha pelo Duster manual deve ser ponderada.
O Renault, olhando para uma perspectiva de longo prazo e na hora da revenda, tende a contar com uma desvalorização mais acentuada por conta da liquidez inferior que a configuração manual vai apresentar se comparada com as versões automáticas do SUV.
Portanto, caso você não abra mão do câmbio manual, é importante você ter esse ponto em mente na hora de escolher o Duster de entrada.
Por fim, é justo mencionar o nível de equipamentos bem equilibrado que o Duster Intense Plus manual oferece, com destaque para a central multimídia com tela de 8″ e suporte ao Apple CarPlay e ao Android Auto sem fio, sensor de estacionamento, câmera de ré e os faróis em LED, outra novidade na linha 2024.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok