Dona da Fiat e Jeep investe em tecnologia que pode revolucionar os carros elétricos
Stellantis torna-se investidora estratégica da francesa Tiamat; conheça a tecnologia que será desenvolvida pelas novas parceiras
César Tizo - janeiro 14, 2024
A Stellantis, gigante global responsável por marcas de muito sucesso aqui no Brasil como a Fiat e a Jeep, anunciou nesta semana que se tornou uma investidora estratégica da Tiamat.
O investimento na startup francesa será feito por meio da Stellantis Ventures, fundo de risco desenvolvido pela fabricante para fomentar novas tecnologias.
A Tiamat ganhou projeção ao ter se tornado a primeira empresa do mundo a comercializar recentemente uma bateria com tecnologia de íon de sódio em um produto eletrificado.
Vantagens
A tecnologia de íon de sódio, explica a Stellantis, oferece menor custo por quilowatt-hora e não contém lítio e cobalto, materiais de difícil extração e que podem levar a sérios danos ambientais durante o processo de mineração.
O sódio (sal), por sua vez, é abundantemente disponível (pode ser extraído da água do mar, por exemplo) e oferece benefícios em termos de sustentabilidade e soberania do material.
Indo além, a tecnologia de íons de sódio promete armazenamento de energia de forma mais econômica se comparada com a tecnologia de bateria de íons de lítio amplamente utilizada hoje em dia, o que pode resultar em carros elétricos mais baratos.
Também conta a favor das baterias de íons de sódio o melhor desempenho em baixas temperaturas e a capacidade de recarga mais rápida.
Tecnologia promissora
Em paralelo com as pesquisas como a Tiamat, a Stellantis informa que também investe atualmente no desenvolvimento de tecnologias alternativas para armazenamento de energia, incluindo baterias de estado sólido com a Factorial Energy, além de avaliar a química de lítio-enxofre com a Lyten Inc.
De acordo com a Stellantis Ventures, a Tiamat usará os recursos que serão injetados na companhia para construir uma fábrica de baterias de íon de sódio na França.
Inicialmente a fábrica vai produzir baterias para ferramentas elétricas e aplicações de armazenamento fixo, aumentando posteriormente a produção para baterias de segunda geração que devem ser aplicadas em veículos elétricos.
Vale destacar que as baterias de íon de sódio também estão ganhando cada vez mais atenção dos chineses.
A BYD, por exemplo, anunciou em novembro de 2023 investimento de US$ 1,4 bilhão para iniciar a construção de uma fábrica específica de baterias com este tipo de tecnologia por meio de sua subsidiária Findreams Battery. As obras para erguer o complexo começaram neste mês.
A CATL, outra gigante chinesa do setor, também trabalha no desenvolvimento de baterias de íon de sódio, enquanto a conterrânea Hina e a Volkswagen-JAC contam com um protótipo de um automóvel elétrico em testes avaliando uma bateria do tipo.
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