Leitor em dúvida sobre o nível de segurança do Citroën C3
Versão de entrada do hatch ganhou recentemente um novo opcional para melhorar o nível de equipamentos
César Tizo - janeiro 29, 2024
Vi a pouco matéria sobre o novo pacote de entrada do C3, mas o problema desse carro é a segurança, tendo sido avaliado com nota muita baixa no Latin NCAP. Problema continua? – pergunta enviada por Ricardo
Ricardo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
De fato o Citroën C3 deixou muito a desejar no quesito segurança quando avaliado, em julho de 2023, pelo Latin NCAP.
Até o momento, infelizmente, a Citroën não promoveu mudanças técnicas ou estruturais que possam sanar a pouca proteção fornecida pelo hatch aos seus passageiros, bem como ele segue equipado de série apenas com o airbag duplo frontal obrigatório por lei.
Outros modelos que tal como o C3 são posicionados como carros de entrada, entre eles o Fiat Mobi e o Renault Kwid, ainda não foram reavaliados pelo Latin NCAP de acordo com os critérios mais recentes da entidade, o que impede uma comparação justa entre os três produtos.
Procurada na época da divulgação dos resultados do Latin NCAP envolvendo o novo C3, a Citroën informou ao Guru dos Carros por meio de nota que “desenvolve veículos modernos e alinhados com o segmento, reafirmando que seus automóveis atendem todas as regulações vigentes“.
De todo modo, entre os automóveis partindo da faixa de R$ 70.000, o Citroën C3 ainda segue como a opção com o compromisso mais favorável entre espaço interno, porta-malas (315 litros) e custo/benefício.
Entretanto, vale salientar, ao menos o Renault Kwid sai de fábrica com 4 airbags e conjunto mecânico ainda mais eficiente em relação ao Citroën, com destaque para a presença do start/stop para ajudar na redução do consumo urbano.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok