Irregularidades em motores diesel não afetam modelos da Toyota no Brasil
Ouvimos a Toyota do Brasil para saber mais detalhes sobre os problemas envolvendo motores a diesel da companhia na região asiática
César Tizo - janeiro 30, 2024
Notícia que movimentou o começo desta semana, a matriz da Toyota reportou na última segunda-feira (29) ter encontrado “irregularidades durante os testes de potência para a certificação de três modelos de motores diesel para veículos“, segundo comunicado da fabricante emitido no Japão.
De acordo com o relatório do comitê especial de investigação presidido por Hiroshi Inoue, “durante os testes de certificação o desempenho da potência dos motores foi medido usando ECUs com software diferente daquele usado para produção em massa para que os resultados pudessem ser medidos para fazer com que os valores parecessem mais suaves e com menos variação“, revela o documento.
O caso aponta para características semelhantes ao “dieselgate” protagonizado pelo Grupo Volkswagen na década passada.
Segundo a Toyota, ao todo dez modelos comercializados ao redor do mundo utilizam os motores afetados, sendo seis desses veículos comercializados no Japão.
A lista divulgada pela fabricante japonesa envolve modelos como o Land Cruiser Prado, já descontinuado, além do Land Cruiser 300 e da Hilux.
No caso da picape média, as unidades afetadas com o propulsor 1GD são unidades comercializadas na Tailândia, África do Sul, Índia, Europa e alguns países do Oriente Médio.
Já as unidades da Toyota Hilux com o propulsor diesel da série 2GD foram produzidas na Tailândia para comercialização no Japão.
Os motores em questão foram desenvolvidos pela Toyota Industries Corporation (TICO), uma divisão da gigante automotiva.
“Verificamos novamente os veículos produzidos em massa e confirmamos que os motores e automóveis afetados atendem aos padrões de desempenho do motor. Portanto, não há necessidade de interromper o uso dos motores ou veículos afetados“, acrescenta o relatório do comitê especial de investigação.
Reflexos no Brasil?
O Guru dos Carros procurou a Toyota do Brasil para saber se as irregularidades encontradas nos propulsores asiáticos poderiam afetar algum modelo vendido em nosso país.
De acordo com a subsidiária local da fabricante, “esse problema não afeta nenhum veículo comercializado no Brasil“.
Confira, na íntegra, o posicionamento da Toyota do Brasil enviado ao site:
“A Toyota Industries Corporation, uma afiliada da Toyota Motor Corporation, anunciou em 29 de janeiro de 2024 que foram encontradas irregularidades nos testes de certificação de potência aplicáveis a determinados países em três modelos de motores da Toyota.
Entretanto, esse problema não afeta nenhum veículo comercializado no Brasil.
Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo.
Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança dos veículos.
Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado”.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok