Honda PCX foi a moto mais valorizada no Brasil em 2023
Após conquista em 2016, scooter volta a se destacar na certificação Selo Maior Valor de Revenda
César Tizo - fevereiro 1, 2024
Notícia importante para quem está planejando a compra de uma motocicleta e deseja um modelo que ajude a preservar o capital empregado na aquisição.
O scooter Honda PCX foi o grande destaque da certificação Selo Maior Valor de Revenda, iniciativa que é realizada pela Agência Autoinforme em parceria com a Textofinal de Comunicação.
Segundo os organizadores, o Honda PCX perdeu somente 3,1% do seu valor em 2023.
O modelo já havia conquistado o Selo Maior Valor de Revenda em 2016, quando apontou depreciação de 8,9%.
“Economia, praticidade e conforto. Essas são as principais características do scooter mais vendido e o veículo de duas rodas mais valorizado no mercado brasileiro“, destacam a Agência Autoinforme e a Textofinal de Comunicação.
Para elencar as motos de menor desvalorização, a certificação analisou 121 modelos subdivididos em 18 categorias.
Os responsáveis pela iniciativa cruzam os valores das tabelas oficiais desses veículos zero quilômetro comparando-os com preços praticados depois de um ano de uso.
A Shineray XY 50, com índice de depreciação de 10,8%, venceu na categoria 50 cc, seguida por Triumph Tiger 900 (Big Trail até 900 cc – 7%), BMW R1250 (Big Trail acima de 900 cc – 8,5%), Triumph Speed Twin 900 cc (Clássicas – 4,5%), Triumph Trident (Crossover – 5,1%), Royal Enfield Meteor 350 cc (Custom até 800 cc – 6,5%), Harley-Davidson Fat Boy (Custom acima de 800 cc – 4,6%), Shineray SE2 2300W (Elétricas – 12,6%), Honda BIZ 110/125 (Motoneta – 4,3%), Honda CB 650R (Naked até 800 cc – 4,7%) e Kawasaki Z1000 (Naked acima de 800 cc – 5,9%).
Além do título de Campeão Geral do Selo Maior Valor de Revenda-Motos 2023, o Honda PCX foi vitorioso no segmento “Scooter até 200 cc” com os já citados 3,1% de desvalorização.
Honda Forza 350 (Scooter acima 200 cc – 5,2%), Honda CBR 650 R (Sport até 800 cc – 6,4%), Honda CBR 1000 RR-R Fireblade SP (Sport acima de 800 cc – 6,8%), Honda CG 160 (Street – 6,9%), Harley-Davidson Ultra Limited (Touring – 4,1%) e Honda NXR 160 Bros (Trail – 5,6%) completam a lista das motos campeãs por categoria.
Em 2023 foram vendidas no mercado interno 1.582.032 motocicletas, aumento de 16,2% em relação ao ano anterior.
A Street foi a categoria mais licenciada, seguida por Trail e Motoneta.
Para 2024, a Abraciclo projeta um aumento de 7,5% nos emplacamentos, alcançando a marca de 1.700.000 motocicletas, com base nas expectativas de melhora nos cenários macroeconômicos do Brasil, como crescimento do PIB, controle da inflação e das taxas de juros e a confiança do consumidor.
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