Galeria: conheça o Virtus conversível criado para visita de Lula na sede da VW
Exemplar único será destinado ao acervo da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP)
César Tizo - fevereiro 5, 2024
Receber a visita do Presidente da República não é algo trivial e certamente merece toda pompa e circunstância.
Na semana passada tal fato movimentou não só o cenário político, mas também o universo automotivo nacional.
Para que o presidente Lula pudesse se deslocar por sua sede em São Bernardo do Campo (SP) a Volkswagen do Brasil criou um exemplar único do Virtus Cabrio, uma interessante opção conversível do sedã compacto.
Segundo a Volkswagen detalha, o showcar mescla atributos das versões Highline e Exclusive e conta com pintura externa na cor Azul Biscay.
O visual é realçado pelas rodas de liga leve aro 18″ com acabamento escurecido, interior com bancos, painel e apliques de porta em preto.
O Virtus Cabrio conta sob o capô com o mesmo motor 1.4 turbo presente na configuração Exclusive, o qual trabalha ligado ao câmbio automático de 6 marchas.
Para executar o projeto do Virtus conversível, a Volkswagen mobilizou cerca de trinta profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte da área de Qualidade.
O time contou com seis semanas para a entrega do veículo.
“Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para o propósito de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”, revela Antonio Carnielli Jr., diretor de desenvolvimento técnico da VW.
A criação do carro-conceito, detalha a Volkswagen, iniciou com a remoção do conjunto do teto.
A partir daí, com a ausência das continuações das colunas B e C, foi preciso reforçar outros pontos do veículo para oferecer boa rigidez estrutural.
Já para proporcionar mais espaço entre os bancos dianteiro e traseiro, o assoalho foi alongado, o que acarretou em modificações inclusive no tamanho do tanque de combustível.
Além disso, o banco traseiro também sofreu modificações, ganhando design exclusivo para este modelo especial. “A cada etapa de construção do veículo crescia o entusiasmo do time em ver a obra de arte concluída“, relembra Carnielli.
Foram desenvolvidas novas peças de acabamento externo, como partes de fechamento das colunas e portas, bancos e tanque de combustível.
Também foi acrescentada uma barra transversal na região da coluna B, para que os ocupantes traseiros, quando de pé, tivessem apoio e segurança. Por fim, foram modificados alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo.
Com a iniciativa, destaca a fabricante alemã, o Virtus torna-se o quinto showcar conversível que a Volkswagen do Brasil confecciona para ocasiões de visitas presidenciais em sua planta. Já foram construídos o Fusca, em 1959 e em 1993, um Polo Sedan, em 2003, e um Fox, em 2005.
Após o uso, o Virtus Cabrio ficará sob os cuidados da Garagem VW, acervo que a companhia mantém no Grande ABC paulista.