Jeep promete “muitas novidades” para 2024: o que esperar?
Ano pode marcar a entrada da Jeep no segmento de carros eletrificados nacionais
César Tizo - fevereiro 7, 2024
Ao comemorar o bom início de ano, com salto de 44% no volume de vendas em janeiro deste ano em relação ao mês anterior, a Jeep prometeu “muitas novidades” para 2024 aqui no Brasil.
“Teremos um grande ano pela frente para a marca Jeep. Estamos trabalhando junto à nossa rede de concessionários para oferecer sempre as melhores condições aos nossos clientes, além de, claro, os melhores SUVs do mercado”, declarou Herlander Zola, vice-presidente sênior de operações comerciais da Stellantis no Brasil.
Em janeiro, a Jeep comercializou 7.888 veículos no Brasil, tornando-se a sexta marca mais procurada no país, com 5,19% de participação de mercado, crescimento de 1,6 ponto percentual na comparação com dezembro de 2023.
Isolando o segmento de SUVs, o crescimento da empresa foi ainda maior, de 3,5 pontos percentuais versus o mês anterior, acrescenta a Jeep.
Com isso, a marca respondeu por 13,8% do segmento automotivo mais relevante no Brasil atualmente.
O modelo mais emplacado pela Jeep no país em janeiro foi o Compass, com 3.592 unidades chegando às ruas.
Novidades para 2024
Entre as novidades da marca Jeep, podemos dizer que a mais imediata é a aplicação do motor 2.0 turbo a gasolina no portfólio do Compass e do Commander, ambos produzidos em Goiana (PE).
O propulsor em questão é o mesmo Hurricane 4, que já está presente sob o capô do Jeep Wrangler importado ao Brasil e também figura em algumas versões da Ram Rampage nacional, picape que também é fabricada em Pernambuco.
Diversos flagras já circulam na internet mostrando protótipos do Compass e do Commander movidos pelo 2.0 turbo a gasolina, sendo que as unidades em questão apresentavam como detalhe peculiar o escapamento bilateral.
Nas versões gasolina da Ram Rampage, o propulsor 2.0 turbo oferece até 272 cv e 40,8 kgfm de torque. Os números, pela lógica, deverão ser preservados para as novas opções do Compass e do Commander uma vez que, até o momento, não existem indícios de que a Stellantis trabalha para tornar flex o motor 2.0 Hurricane 4.
Ponto interessante é que os novos Compass e Commander 2.0 turbo a gasolina vão ofertar tração integral e câmbio automático de 9 marchas, dois interessantes atributos de destaque para a dupla.
Levando em conta o nível de performance observado na Rampage R/T, que é capaz de alcançar 100 km/h em menos de 7 segundos, é plausível esperar por alto nível de desempenho para o Compass e o Commander com a nova opção mecânica.
Além da unidade de potência a gasolina figurar em versões específicas dos dois modelos, os SUVs deverão inaugurar em seus respectivos portfólios a opção Blackhawk, que conta com “pegada” esportiva.
Eletrificado nos planos
Revelada em 2023, a família de plataformas Bio-Hybrid, desenvolvida no Brasil pela Stellantis para promover a eletrificação dos seus automóveis nacionais, deverá estrear no mercado neste ano.
Também em 2023, a Stellantis deixou claro que caberá ao seu Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, a primazia de fabricar o primeiro modelo com a arquitetura mais moderna da empresa.
Segundo informações extraoficiais (mais detalhes no vídeo abaixo), é provável que o Jeep Renegade passe a contar neste ano com uma opção híbrida-leve em sua gama de versões.
A tecnologia em questão, segundo detalhou a Stellantis na época da apresentação da plataforma Bio-Hybrid, tem como base “um novo dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida“.
“Trata-se de equipamento capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, que tanto gera torque adicional para o motor térmico do veículo quanto gera energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-Íon de 12 Volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo. O sistema gera potência de até 3 kW (4 cv), garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível“, detalha a Stellantis.
Por se tratar de um conjunto menos complexo em relação à tecnologia híbrida convencional, a mecânica híbrida-leve (ou MHEV na sigla em inglês) tem a vantagem de resultar em uma redução de consumo satisfatória sem demandar aumento significativo no preço final do carro.
Por conta disso, o sistema híbrido-leve deverá figurar nas opções de entrada do Jeep Renegade nacional.
De qualquer forma, seguiremos de perto a trajetória da marca Jeep ao longo de 2024 no Brasil e, assim que novas informações surgirem, voltaremos a reportar. Acompanhe!
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