Toyota desiste de SUV 7 lugares acessível e atualiza Corolla Cross na Ásia
Toyota apresenta facelift para o Corolla Cross na Tailândia; SUV passa a contar com freio de estacionamento elétrico
César Tizo - fevereiro 9, 2024
A semana vai terminando com algumas notícias importantes envolvendo a Toyota.
A primeira delas fica por conta da apresentação na Tailândia do facelift de meio-ciclo para a primeira geração do Corolla Cross, SUV intermediário também comercializado no Brasil.
Vale a pena acompanharmos de perto as evoluções para o Corolla Cross tailandês uma vez que boa parte delas também podem ser aproveitadas no modelo produzido em Sorocaba (SP).
Como é possível notar nas imagens, uma das principais novidades para o Corolla Cross tailandês fica por conta da renovação da parte frontal, com o SUV recebendo uma nova grade dianteira, para-choque revisto e nova assinatura luminosa dos faróis com tecnologia em LED.
As lanternas preservam o formato já conhecido, porém passam a contar com o mesmo sistema de iluminação adotado nos faróis e ostentam um novo jogo de luzes, .
Internamente, o Corolla Cross tailandês apresenta uma série de evoluções mais significativas.
Fim do “freio no pé”
A primeira delas é o fim de um ponto que foi polêmico desde o lançamento do Corolla Cross no Brasil. O SUV, ao menos na Tailândia, trocou o freio de estacionamento acionado por pedal por um mecanismo de atuação elétrica (EPB), solução em linha com projetos mais modernos.
Também no país asiático, o Corolla Cross 2024 comercializado por lá passa a contar com uma nova central multimídia com tela de 10,1″ e suporte ao Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O painel de instrumentos também passa a ser completamente digital, com as informações exibidas em display de 12,3″.
Outro ganho importante em termos de equipamentos para as versões mais caras do Corolla Cross tailandês reside no teto panorâmico fixo cobrindo uma boa parte da área superior do veículo. O item, que é algo desejado por boa parte dos consumidores, conta ainda com persiana de acionamento elétrico.
O SUV também adicionou itens como as câmeras 360º, rodas de liga leve com novos desenhos e revestimentos internos mais sofisticados.
Outro assunto relevante envolvendo a gama da Toyota destinada aos mercados emergentes surgiu nos últimos dias na Índia.
De acordo com a edição local da Autocar a Toyota “arquivou” o projeto 340 D, como era conhecido o inédito SUV 7 lugar acessível derivado do Corolla Cross.
Segundo apuração dos colegas com fontes ligadas à Toyota Kirloskar, como é chamada a subsidiária indiana da fabricante, o projeto 340 D foi abandonado por “não alcançar viabilidade técnica comercial”.
A empresa, entretanto, deverá iniciar dentro de 6 a 8 meses o desenvolvimento de um novo SUV médio com proposta equivalente.
É fato que os SUVs com três fileiras de assentos estão ganhando cada vez mais atenção em mercados emergentes, inclusive aqui no Brasil, o que certamente fará a Toyota não abandonar a ideia tão cedo.
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