Honda ignora rivais chineses e lança CR-V híbrido por R$ 352.900
Sexta geração do SUV médio chega ao Brasil em configuração única tendo como destaque o sistema de tração integral permanente
César Tizo - fevereiro 26, 2024
A Honda apresentou nesta segunda-feira (26) a sexta geração do CR-V no mercado brasileiro.
Totalmente renovado, o SUV médio desembarca por aqui em configuração única, oferecendo propulsão híbrida e:HEV, e tem preço sugerido de R$ 352.900.
Sob o capô, o Honda CR-V Advanced Hybrid posiciona dois motores elétricos em paralelo ao propulsor 2.0 com injeção direta de gasolina operando em ciclo Atkinson.
De forma isolada, o motor térmico oferece até 147 cv e 19,4 kgfm de torque, enquanto o motor elétrico de tração adiciona 184 cv e 34,2 kgfm de torque.
O câmbio é uma caixa especial do tipo e-CVT concebida especialmente para otimizar a mecânica eletrificada.
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Honda CR-V Advanced Hybrid oferece médias de 14,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada. A fabricante não informa os dados de desempenho do SUV.
Outro destaque técnico do Honda CR-V fica para o sistema de tração integral permanente, que distribui de forma contínua 60% da força do motor para as rodas dianteiras e 40% para as rodas traseiras. Dependendo da demanda, a distribuição de torque pode ser igualitária (50%) entre os eixos.
Bem equipado, o Honda CR-V Advanced Hybrid chega ao país com 10 airbags, teto solar panorâmico, central multimídia com tela de 9″, sistema de som com alto-falantes Bose, conjunto óptico frontal full-LED e o pacote Honda Sensing que engloba os principais assistentes de condução, entre eles o controle adaptativo da velocidade de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, entre outros.
O Honda CR-V de sexta geração alcança 4,70 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,69 m de altura e tem entre-eixos de 2,70 m. O porta-malas do SUV oferece capacidade para 581 litros e possui mecanismo de abertura elétrica para a tampa do compartimento com função Hands Free.
Ignorando a concorrência?
Ao precificar o CR-V Advanced Hybrid acima dos R$ 350 mil, a Honda aparenta ignorar a concorrência e o fato de encontrarmos hoje em dia SUVs médios eletrificados bem mais interessantes em termos de custo/benefício.
Para quem não abre mão da tração integral, por exemplo, a GWM comercializa o Haval H6 com mecânica híbrida plug-in por R$ 269.900.
Além de permitir a recarga externa da bateria para oferecer autonomia de 113 km em modo elétrico, o modelo atinge 393 cv de potência combinada, 77,7 kgfm de torque e sua carroceria tem porte equivalente ao do Honda.
A CAOA Chery, apenas como outro exemplo, comercializa o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid com preço sugerido de R$ 239.990.
O modelo não conta com tração integral, entretanto tem o diferencial dos 7 lugares.
O Tiggo 8 híbrido plug-in alcança até 317 cv de potência e torque combinado de 56,6 kgfm, permitindo a recarga externa da bateria para oferecer autonomia de 54 km em modo elétrico.
Opções, como é possível constatar, bem mais racionais em relação ao Honda.
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