Toyota investe R$ 11 bilhões para fabricar novos híbridos flex; Corolla deixará de ser produzido em Indaiatuba (SP)
Empresa classifica o aporte como o mais importante de sua história no Brasil
César Tizo - março 5, 2024
A Toyota formalizou nesta terça-feira (5) o investimento “mais importante dos 66 anos de história da empresa no Brasil“, segundo classificou a fabricante.
Trata-se da destinação de R$ 11 bilhões até o fim de 2030 nas operações que a companhia mantém no Estado de São Paulo.
De acordo com a Toyota, “o aporte ampliará a capacidade de produção de veículos e motores, com a introdução de novos modelos equipados com a inovadora e pioneira tecnologia híbrida flex da marca, visando consolidar as operações industriais da fabricante e manter seu protagonismo e liderança no país em eletrificação e exportações“.
Do total, explica a empresa, R$ 5 bilhões estão confirmados até 2026 e incluem a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, já anunciado no ano passado e com previsão de produção para 2025, além da produção de outro modelo com a mesma tecnologia, desenvolvido especialmente para o Brasil.
Sem entrar em detalhes, a Toyota declara que as duas novidades previstas para os próximos dois anos serão reveladas em uma etapa posterior.
Fim da produção em Indaiatuba
Em uma movimentação estratégica relevante, a Toyota informou que outra parte do investimento de R$ 11 bilhões será utilizada para ampliar sua fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo, a qual vai agregar a produção do Corolla.
Com a medida, a Toyota deixará de fabricar automóveis na cidade de Indaiatuba, também no interior de São Paulo, planta que é responsável pela produção do sedã médio desde 1998.
Segundo a Toyota explica, a migração das atividades de Indaiatuba para Sorocaba “ocorrerá de forma gradual, a partir de meados de 2025, com conclusão prevista para o fim de 2026“. A planta em questão é responsável atualmente pela fabricação da gama Yaris e do Corolla Cross, sendo que o Etios fez sua despedida da linha de montagem sorocabana no segundo semestre de 2023.
“A intenção da Toyota é que 100% dos colaboradores de Indaiatuba seja transferida para Sorocaba. Ao fim deste processo, teremos um saldo positivo de 500 novos postos de trabalho até 2026 e de 2.000 novos postos de trabalho até 2030, além de 8 mil postos indiretos de trabalho gerados a partir do investimento“, acrescenta a fabricante.
Localização de componentes
Com o aumento do volume de produção de automóveis híbridos flex, a Toyota espera promover a localização de peças, componentes e sistemas de alta tecnologia que são usados por esses modelos, “contribuindo para o adensamento da cadeia produtiva local. Como resultado, espera-se uma efetiva atração de investimentos para o desenvolvimento de novas tecnologias e fornecedores“, salienta a empresa.
Entre os avanços significativos, a Toyota informou que dará início à montagem do motor do sistema híbrido em 2025 na fábrica de Porto Feliz (SP).
A partir de 2026, a empresa espera realizar outro passo importante e iniciar a montagem local de baterias que vão equipar os automóveis híbridos fabricados na unidade de Sorocaba a partir de 2026. “Isso resultará no aumento do valor agregado e do conteúdo local“, frisa a Toyota.
“A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais suas operações no país. O foco principal é impulsionar a descarbonização por meio de novas tecnologias de eletrificação adaptadas ao contexto local e às necessidades dos clientes. Além disso, a empresa busca desafiar-se a conquistar novos mercados, indo além dos 22 países para os quais já exporta, posição que a consolida como a maior empresa exportadora de automóveis do Brasil“, completa a Toyota em comunicado.
Híbridos que estão a caminho
Apesar da falta da confirmação oficial, já podemos apontar como certo que um dos novos híbridos flex que a Toyota vai produzir no Brasil é o Yaris Cross asiático.
O modelo, inclusive, já foi flagrado em testes circulando por nosso país.
O produto em questão vai posicionar a marca pela primeira vez no segmento de SUVs compactos, um dos mais aquecidos por aqui.
Ao menos na Ásia, as opções híbridas do modelo combinam o motor 1.5 a combustão com outro propulsor elétrico. O conjunto em questão é o que deverá ser nacionalizado pela fabricante a partir de 2025, quando, enfim, o Yaris Cross deverá chegar às concessionárias brasileiras.
Por conta do conjunto motriz mais sofisticado, podemos esperar que o utilitário esportivo híbrido plug-in capaz de aceitar etanol ou gasolina atue uma faixa de preço acima do Yaris Cross. A conferir futuramente.
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