Administrando marcas de muito sucesso por aqui, entre elas a Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, a Stellantis confirmou a destinação de R$ 30 bilhões para suas operações na América do Sul entre os anos de 2025 e 2030.
Trata-se, nas palavras da Stellantis, do maior investimento na história da indústria automotiva brasileira e sul-americana.
De acordo com a empresa, o novo aporte vai viabilizar a implantação regional de 4 novas plataformas globais, provavelmente da família STLA, além de 8 novos conjuntos motor e câmbio.
Com essas medidas, a Stellantis promete o lançamento de mais de 40 novos produtos dentro do período em questão.
“Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui. Como parte fundamental da nossa estratégia de crescimento, a América do Sul assumirá um papel de liderança na aceleração da descarbonização da mobilidade, juntamente com nossos funcionários, nossa rede de fornecedores e nossos parceiros. Gostaria de agradecer a cada membro da equipe envolvido em ajudar a criar e executar nossa estratégia de investimento para que, juntos, possamos alcançar nossa ambição de liderar a neutralidade de carbono na indústria.”
Carlos Tavares, CEO da Stellantis
A empresa deixa claro que uma das “protagonistas” do novo investimento será a família de plataformas Bio-Hybrid, que tem como foco o uso do etanol como importante aliado rumo à neutralidade na emissão de carbono levando em conta as particularidades energéticas da região.
A Stellantis também vai utilizar o aporte na região para “desenvolver tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios“.
De acordo com o comunicado da Stellantis, seu primeiro veículo nacional com alguma solução de eletrificação da família Bio-Hybrid será lançado até o fim de 2024.
As novas plataformas também contemplam a fabricação no Brasil de um automóvel 100% elétrico por alguma das marcas do grupo.
Atualmente a Stellantis é a líder nos três principais mercados da América do Sul, no caso Brasil, Argentina e Chile.
No ano passado, as vendas totais na região superaram 878 mil veículos, com 23,5% de participação de mercado.
A companhia é líder em vendas no Brasil, com 31,4% de participação no mercado, e mantém a liderança na venda de veículos comerciais leves na América do Sul, com 28,6% de market share.
A Fiat, que está desenvolvendo um inédito portfólio unificado e global, é a marca mais vendida no Brasil e na América do Sul, e a picape Fiat Strada é o carro mais vendido no país e na região.
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