Chevrolet Spin 2025 entrega avanços sem ignorar pedidos de clientes fiéis
Modelo preserva motor 1.8 a pedido dos consumidores, mas inaugura uma série de melhorias importantes
César Tizo - março 21, 2024
Como estava previsto, a Chevrolet apresentou nesta quinta-feira (21) o Spin 2025. O produto não estreia uma nova geração propriamente dita, mas é inegável que a marca norte-americana promoveu importantes atualizações no projeto.
Segundo a GM detalha, o Spin segue com o título de carro 7 lugares mais vendido no Brasil na última década, tendo como foco motoristas profissionais, segmento PcD e famílias mais numerosas.
A ausência de concorrentes diretos também transformou o Spin no modelo com o maior índice de fidelidade à marca dentro do portfólio da Chevrolet, com 70% dos proprietários trocando o veículo por um exemplar mais recente.
É fato que, após anos sem um concorrente direto em termos de proposta e faixa de preço, finalmente o Chevrolet tem agora no Citroën C3 Aircross um rival direto.
Ouvindo o público
Segundo Paula Saiani, diretora de marketing da fabricante, as evoluções pensadas para o Spin 2025 tiveram como premissa não ignorar pedidos de clientes fiéis do modelo.
“Pesquisas apontaram que o produto tinha sim oportunidades para aperfeiçoamentos, incluindo acabamento e conteúdo, porém, uma exigência era que determinados quesitos não deveriam ser radicalmente alterados, caso da faixa de preço, do conceito de cabine e da parte mecânica“, detalha a executiva.
Atendendo a pedidos, a GM resolveu, entre outros pontos, preservar o motor 1.8 flex da geração SPE/4 ECO. Ele seguirá podendo ser associado aos câmbios manual ou automático, ambos com 6 marchas, dependendo da versão.
O 1.8 bicombustível segue com potência máxima de 111 cv e o torque atingindo 17,7 kgfm com etanol, contudo a Chevrolet buscou formas de tornar o propulsor mais eficiente.
A principal saída foi aplicar no propulsor 4 cilindros o mesmo módulo de gerenciamento eletrônico presente nos motores turbo da gama Tracker nacional.
Graças ao dobro da capacidade de processamento, a central eletrônica mais sofisticada permitiu ao Spin 2025 ficar mais “esperto em acelerações e manobras de ultrapassagem“, pontua a Chevrolet, enquanto o consumo foi reduzido em até 11%.
Em paralelo, os engenheiros recalibraram o trem de força do Spin automático, tornando as acelerações mais lineares e progressivas, além de conferir trocas de marchas mais suaves.
De acordo com dados oficiais, o Spin 2025 automático é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em até 11 segundos quando abastecido com etanol, enquanto a retomada de 80 a 120 km/h, com o mesmo combustível, é executada em 9,3 segundos.
O consumo do Spin 2025 automático, por sua vez, fica em 13,4 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade com gasolina. Com etanol, as médias são de 9,3 km/l e 7,3 km/l, respectivamente.
Para refinar o comportamento dinâmico, o novo Spin ganhou um leve aumento nas bitolas dianteira e traseira, enquanto os amortecedores foram reajustados para privilegiar a estabilidade e absorção de imperfeições. Já as respostas da direção elétrica passam a ser mais diretas.
A altura em relação ao solo aumentou 16 mm, bem como o ângulo de ataque foi de 15,5º para 16,6º e o de saída passou de 22,9º para 24,4º.
Mais seguro
Além de ganhar em eficiência mecânica, o novo Chevrolet Spin 2025 tornou-se bem mais seguro.
Todas as versões do modelo (LT, LTZ e Premier) serão equipadas com 6 airbags de série, “sendo o único da categoria com bolsas infláveis que se estendem até a terceira fileira de bancos”, frisa a GM.
Dependendo do catálogo, o Spin 2025 sairá de fábrica com o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e o monitoramento de pontos cegos, recursos importantes de segurança ativa.
Os faróis passam a ser do tipo full-LED, que proporcionam mais segurança ao oferecer 3x mais luminosidade, além de incremento no alcance do facho de luz e de abertura do campo visual.
As lanternas também passam a contar com iluminação em LED e nova assinatura luminosa.
Avanços no design
De acordo com a Chevrolet, 42% das peças estampadas do Spin 2025 foram retrabalhadas em relação ao antecessor para incluir reforços estruturais na carroceria.
Entre os novos elementos de estilo, como é possível notar nas imagens, merece destaque o capô mais elevado, além dos novos para-choques, grade frontal, lanternas, desenho das rodas e até mesmo a inclusão de uma moldura que contorna toda a base do veículo.
Ao citar que as novidades “deixam o novo Spin mais próximo conceitualmente de SUVs urbanos” a GM deixa clara sua tentativa de posicionar o Spin 2025 como uma alternativa aos utilitários esportivos compactos mais vendidos no país.
Internamente, o Spin 2025 inaugura o que a fabricante chama de VCS (Virtual Cockpit System), no caso a integração entre o painel de instrumentos digital com tela de 8″ e a central multimídia agregando o display de 11″ ao conjunto.
Os bancos dianteiros ganharam espumas de múltipla densidade, que favorecem a ergonomia e melhoram o conforto sobretudo no uso prolongado, enquanto as versões com câmbio automático do Spin 2025 adicionam saídas de ar-condicionado voltadas aos passageiros do banco traseiro.
Nos catálogos com 5 lugares, o Spin segue com o maior porta-malas entre os automóveis de passeio nacionais, no caso oferecendo até 756 litros.
Ao contrário da Citroën, que equipa o C3 Aircross 7 com bancos removíveis para a terceira fileira, a Chevrolet preservou no caso do Spin 7 lugares a terceira fileira de bancos fixa na carroceria.
“A opção pela configuração fixa, em vez da removível pelo usuário, visa o incremento da segurança por evitar uma eventual instalação equivocada, bem como a redução de ruídos“, explica a marca norte-americana. Quando não utilizada, a terceira fileira de bancos pode ser rebatida, porém, como é possível notar na foto abaixo, o aproveitamento do porta-malas fica comprometido.
Vale citar que a segunda fileira de assentos do Spin 2025 segue com o recurso do trilho corrediço.
Além do serviço de telemática OnStar e do Wi-Fi embarcado, a Chevrolet estreia como acessório para o Spin 2025 o Chevy Link, que permite projetar sites, aplicativos e serviços de streaming na tela do multimídia, entre eles Google, Instagram, YouTube, Netflix e Uber Drive.
A Chevrolet vai revelar os preços do Spin 2025 ao longo dos próximos dias, quando o veículo chegará à rede de concessionárias.
Atualmente o Chevrolet Spin 2024 parte de R$ 106.670 na opção LS manual e alcança R$ 136.730 na versão Premier.
Considerando a proposta da GM de manter o Spin na mesma faixa de mercado, os valores do Spin 2025 não deverão ser muito diferentes dos praticados hoje em dia nas concessionárias.
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