Sétima geração do Ford Mustang chega ao Brasil por R$ 529.000
Esportivo conta com a quarta geração do motor 5.0 V8 oferecendo ganhos em potência e torque
César Tizo - março 25, 2024
A Ford inicia nesta semana a venda da sétima geração do Mustang no mercado brasileiro, que chega importado apenas na configuração GT Performance.
O esportivo poderá ser adquirido na rede de 110 concessionárias da marca com preço sugerido de R$ 529.000. De acordo com a fabricante, a entrega das primeiras unidades terá início em junho.
O modelo, que celebra uma vitoriosa carreira de 60 anos completados em 2024, desembarca no Brasil com a quarta geração do motor 5.0 V8 Coyote.
De acordo com a Ford, o propulsor faz dele o Mustang mais potente na história do modelo, alcançando 488 cv de potência, ganho de 5 cv em relação ao Mustang Mach 1 comercializado até então no Brasil.
O torque máximo, por sua vez, avançou para 58 kgfm na nova geração do modelo.
Entre as evoluções recebidas em sua quarta geração, o motor V8 passa a contar com dois corpos de borboletas eletrônicos, o que permite otimizar o fluxo de ar direcionado ao propulsor.
A Ford também recalibrou o conjunto do propulsor V8 com a transmissão automática de 10 marchas.
Apesar da aceleração de 0 a 100 km/h (4,3 segundos) permanecer quase inalterada em relação ao antecessor, a Ford reporta que o novo Mustang oferece ganhos perceptíveis em acelerações mais longas, como no 0 a 200 km/h, por exemplo.
Ford Mustang GT Performance
Na parte externa, além da revisão no design preservando o estilo do cupê, o Mustang de sétima geração é 22 mm mais comprido em relação ao modelo anterior, alcançando agora 4.811 mm, e a altura foi reduzida em 5 mm, totalizando 1.398 mm na nova geração.
O novo Mustang será oferecido no Brasil nas opções de cores Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias.
Ford Mustang GT Performance
Mais sofisticado
Além da alcunha de Mustang “mais potente de todos os tempos”, o esportivo também recebeu uma série de evoluções na direção, suspensão e freios.
As novidades, segundo a Ford, incluem a suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste, sistema de detecção automática de buracos e barras estabilizadoras herdadas do Mach 1, que aumentam a rigidez torcional do esportivo.
Os freios são Brembo de alta performance tanto na dianteira como na traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões, respectivamente.
As rodas exclusivas aro 19” são calçadas em pneus 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira, realçando a aderência do novo Mustang, detalha a Ford.
Ford Mustang GT Performance
Uma particularidade do novo Mustang é o freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, outra novidade para o esportivo e que permite fazer manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras.
Entre os recursos para uso em pista está o Line Lock para manobras de burn out, cronômetros e medidores auxiliares (Track Apps).
O novo Mustang GT Performance oferece ainda seis modos de condução, que permite ao motorista calibrar a seu gosto desde a assistência elétrica da direção, a sensibilidade do acelerador, a rigidez da suspensão, ronco do escapamento chegando até a aparência do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem.
Na parte interna, o Mustang de sétima geração estreia uma cabine totalmente revista.
Ford Mustang GT Performance
Inspirada em caças ela une telas de 12,4” e 13,2” para, respectivamente, o painel de instrumentos e a central multimídia SYNC 4, formando conjunto único com várias opções de personalização.
O pacote inclui ainda GPS embarcado, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e sistema de som B&O de alta qualidade.
Ford Mustang GT Performance
O volante, como não poderia ser diferente tem design esportivo com base reta, além de revestimento de couro e aquecimento.
Os bancos parcialmente de couro contam com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento.
Por fim, outro recurso que merece destaque na evolução do Ford Mustang é o novo Remote Rev, que permite não só ligar como acelerar o motor remotamente pela chave. A tecnologia, destaca a fabricante, foi desenvolvida pelo centro de engenharia da empresa no Brasil.