Guru Recomenda – Os melhores carros até março de 2024
Confira resumo com os melhores carros por segmento para o mês de março de 2024
César Tizo - março 30, 2024
Todos os meses você encontra aqui no Guru dos Carros nossa lista com as recomendações dos melhores carros levando em conta os segmentos de maior relevância no mercado automotivo brasileiro.
O conteúdo é publicado no último fim de semana do mês correspondente para, dessa forma, contemplarmos lançamentos apresentados no período em questão.
Confira as recomendações em março de 2024 (conteúdo ampliado em relação ao mês anterior para incluir a categoria carros elétricos*):
Carros de entrada: Renault Kwid – Meses na lista: 2 Análise: em uma categoria que engloba também o Citroën C3 e o Fiat Mobi, Renault Kwid pode não oferecer uma cabine tão espaçosa quanto a do Citroën, porém seu custo/benefício é mais competitivo e o Renault já sai de fábrica com 4 airbags e start/stop para ajudar na redução do consumo urbano.
Carros elétricos: BYD Dolphin Mini – Meses na lista: 1* Análise: é da opinião do Guru dos Carros que, levando em conta o atual cenário de infraestrutura para recarga de carros elétricos no país, esses veículos fazem mais sentido principalmente para deslocamentos cotidianos urbanos. Sob esse aspecto, o BYD Dolphin Mini oferece uma combinação interessante entre autonomia, nível de equipamentos, tamanho da carroceria e preço de aquisição.
Hatches compactos: Hyundai HB20 – Meses na lista: 3 Análise: conta a favor do Hyundai HB20 a relação custo/benefício mais favorável em praticamente todas as versões quando comparado aos rivais diretos. Modelo também é beneficiado por conjuntos mecânicos eficientes e o prazo de garantia de 5 anos, ponto que destaca o hatch na hora da revenda.
Sedãs compactos: Volkswagen Virtus – Meses na lista: 3 Análise: em uma categoria na qual o uso familiar do automóvel pode ser uma constante, o ótimo porta-malas (521 litros) do Virtus o projeta no segmento, assim como o interior espaçoso. Os conjuntos propulsores modernos e a boa lista de itens de série por todo o leque de versões também são destaques.
Sedãs médios: Toyota Corolla – Meses na lista: 3 Análise: referência no segmento, o Toyota Corolla oferece uma das melhores relações custo/benefício da categoria e um importante diferencial do sedã é a opção mecânica híbrida bicombustível. O produto oferece ainda alto nível de segurança estrutural e bom pacote de assistentes de condução de série.
Sedãs premium: BMW Série 3 – Meses na lista: 3 Análise: procedência nacional é o grande trunfo do sedã premium médio-grande, além de oferecer projeto tão refinado quanto o dos concorrentes diretos. Propulsão bicombustível (gasolina/etanol) é outro importante diferencial do BMW Série 3 montado em Araquari (SC).
Crossovers: Renault Kardian – Meses na lista: 2(Compactos de apelo robusto ou derivados de hatches convencionais. Reúne modelos até 4,20 m) Análise: apresentado em fevereiro de 2024, o Renault se destaca pela mecânica eficiente, porte equilibrado e a boa lista de equipamentos de assistência à condução, em especial no catálogo topo de linha. Modelo tem ainda boa relação custo/benefício em relação a seus pares.
SUVs compactos: Jeep Renegade – Meses na lista: 3(Utilitários esportivos até 4,40 m de comprimento) Análise: longe de ser uma novidade, o Renegade ainda é o único modelo na categoria a oferecer versões com tração integral aliada ao motor flex. Também é um dos raros SUVs compactos com suspensão independente e freio a disco nas quatro rodas. Nível de eficiência mecânica está em linha com os rivais.
SUVs intermediários: CAOA Chery Tiggo 7 – Meses na lista: 3(Utilitários esportivos entre 4,40 m e 4,60 m de comprimento) Análise: é o melhor custo/benefício de longe no segmento. Se diferencia pelo preço extremamente competitivo na versão Sport e ainda pode ser encontrado nas opções Pro Max Drive com motor 1.6 turbo e na configuração híbrida-leve Pro Hybrid, ambas com conteúdo superior de tecnologia.
SUVs médios: BYD Song Plus – Meses na lista: 3(Utilitários esportivos entre 4,60 m e 4,80 m de comprimento) Análise: oferece combinação vantajosa entre preço, conforto interno, nível de equipamentos e ainda conta com propulsão híbrida plug-in. Pode não entregar os maiores números de potência, torque e autonomia em modo elétrico, sendo que sua virtude reside, exatamente, no equilíbrio do projeto.
SUVs grandes e/ou 7 lugares: CAOA Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid – Meses na lista: 3(Utilitários esportivos na faixa de 4,80 m em diante e/ou com 3 fileiras de assentos) Análise: além de disponibilizar três fileiras de assentos, o modelo tem um robusto conjunto mecânico híbrido plug-in que lhe confere alto desempenho e ótimas médias de consumo, além de autonomia em modo elétrico para 54 km (padrão PBEV). Preço do SUV também é seu ponto forte na categoria.
Picapes compactas: Fiat Strada – Meses na lista: 3(Modelos até 4,70 m de comprimento) Análise: é a referência no segmento, disputando mercado apenas com a VW Saveiro. A Fiat Strada oferece projeto mais recente dentro do segmento e construção robusta, com destaque para o eixo traseiro rígido (tipo ômega), além de diferenciais como a cabine dupla e opções automáticas.
Picapes intermediárias: Fiat Toro – Meses na lista: 3(Modelos entre 4,70 m e 5,30 m de comprimento ) Análise: em uma categoria com fortes rivais, entre elas a irmã de plataforma Ram Rampage e a Ford Maverick, a Fiat Toro se destaca pela oferta de opções diesel com tração integral, boa relação entre preço e equipamentos e porte acima da Chevrolet Montana e Renault Oroch.
Picapes médias: Ford Ranger – Meses na lista: 3(Modelos entre 5,30 m e 5,80 m de comprimento) Análise: modelo oferece a plataforma mais recente na categoria, o que resulta em comportamento dinâmico superior, rodar confortável e conteúdo avançado de itens de tecnologia. Também dispõe de propulsores diesel eficientes e o sistema de tração 4×4 mais avançado dentro do segmento.
Picapes full-size: Ford F-150 – Meses na lista: 2(Modelos acima de 5,80 m de comprimento) Análise: referência em vendas nos EUA, país que é o berço desse tipo de veículo, a F-150 oferece o conjunto mecânico mais eficiente em termos de potência e consumo, além de não dever em nada para as rivais em sofisticação e nível de equipamentos por preços equivalentes aos das concorrentes diretas.
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