Volkswagen Virtus Exclusive ou Nissan Sentra Advance?
Leitor quer saber qual é a melhor escolha entre os sedãs na faixa de R$ 150 mil e pediu nossa análise
César Tizo - abril 2, 2024
Boa tarde, Guru. Tudo bem? Estou novamente atrás de sua opinião kkk Estou na dúvida entre Virtus Exclusive 2024 ou Sentra Advance 2024. Ambos saem na faixa de 150 mil reais. Qual carro você acha que mais compensa por esse valor? Obrigado mais uma vez ;D – pergunta enviada por Leonardo
Leonardo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Por favor, envie sempre suas dúvidas e questionamentos envolvendo a compra do seu próximo automóvel, será um prazer ajudar!
Na metade do ano passado, aproveitando a estreia do Volkswagen Virtus Exclusive, cheguei a preparar uma análise levantando exatamente esse ponto: optar por um sedã médio de entrada ou um modelo de um segmento abaixo, como é o caso do VW, porém em sua configuração topo de linha?
Como abordamos no vídeo acima, é necessário ponderar diferentes aspectos para elucidar essa questão.
Iniciando pelos atributos técnicos, o Nissan Sentra em sua oitava geração oferece alguns atributos relevantes, como é o caso da suspensão independente nas quatro rodas contemplando o layout multibraço traseiro.
É elogiável salientar que tanto o Nissan quanto o VW são equipados com freio a disco nas quatro rodas, sendo que o Sentra conta com o polêmico freio de estacionamento acionado por pedal, solução pensada para agradar os consumidores norte-americanos, porém nada que desabone o sedã médio importado do México.
Por atuar em um segmento superior em relação ao Virtus, o Sentra é beneficiado pelo porte maior e uma cabine tão espaçosa quanto a do VW. Em termos de comprimento, o Nissan alcança 4,64 m contra 4,56 m do VW, bem como o entre-eixos de 2,70 m do Sentra supera os 2,65 m do Virtus.
O Sentra, entretanto, tem porta-malas menor (466 litros) em relação ao Virtus Exclusive (521 litros).
Mecânica
Partindo para o conjunto propulsor, o Nissan Sentra chega ao Brasil com a terceira geração do motor 2.0 16V, que tem como destaque a inclusão da injeção direta para otimizar a eficiência.
O propulsor, contudo, aceita somente gasolina e oferece 151 cv, 20 kgfm de torque e trabalha em conjunto com a transmissão automática CVT.
De acordo com dados da Nissan, o novo Sentra acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e o consumo oficial (padrão Inmetro) do sedã médio é de 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.
O Virtus Exclusive, por sua vez, tem no motor 1.4 TSI seu maior destaque.
Graças à combinação entre turbo e injeção direta, encontramos no sedã da VW até 150 cv e 25,4 kgfm de torque. Associado ao câmbio automático com 6 marchas, o 1.4 TSI impulsiona o Virtus Exclusive em elogiáveis 8,5 segundos.
Ponto positivo é que o VW não descuida do consumo, registrando médias de 11,7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina, apenas para manter a comparação próxima em relação ao Sentra.
Preço
Seguindo para o custo/benefício, atualmente o Nissan Sentra Advance, versão de entrada do modelo, é tabelada em R$ 152.990. O VW Virtus Exclusive, por sua vez, custa R$ 152.490.
Em termos de equipamentos, os sedãs estão praticamente alinhados.
Nos dois encontramos o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, faróis em LED, revestimento interno premium, ar-condicionado automático digital (com 2 zonas no Sentra), 6 airbags entre outros itens.
No caso do VW temos o importante reforço do controle de cruzeiro adaptativo (ACC), além da presença da central multimídia com tela de 10,1″ bem como do painel de instrumentos digital de 10,25″, dois recursos que, inegavelmente, criam a sensação de uma cabine mais moderna e arrojada no Volkswagen .
Realçando seu caráter esportivo, o Virtus Exclusive conta ainda com rodas de liga leve aro 18″ enquanto o Sentra Advance é equipado com rodas aro 17″.
Conclusão
Se você aceita uma sugestão, Leonardo, como dito na análise em vídeo mais acima, talvez seja interessante você considerar a aquisição de um Toyota Corolla de entrada, por exemplo, em especial por conta da presença da motorização flex.
O Corolla, em especial na versão XEi (R$ 158.590), exige um gasto financeiro superior, porém vai lhe trazer ganhos em liquidez e menor desvalorização na hora da revenda futura.
Voltando ao duelo entre Sentra Advance e Virtus Exclusive, creio que o VW é uma escolha mais equilibrada quanto levamos em conta todas as suas credenciais.
Além de flex e com desempenho superior em relação ao Sentra, o Virtus Exclusive chega a ser mais econômico do que o Nissan, como foi possível constatar pelos números oficiais.
O Virtus pode não ser beneficiado pela suspensão independente nas quatro rodas, mas é justo mencionar que a engenharia brasileira da VW executou um bom trabalho para refinar a dinâmica do modelo, inclusive equipando o Virtus Exclusive com pneus esportivos.
Além do não ficar devendo em termos de espaço interno e porta-malas, o VW conta com habitáculo mais encantador ao olhar e envolvente em relação ao Sentra mais acessível.
Por fim, já pensando na hora de trocar de carro, certamente o Virtus terá negociação mais rápida no mercado de usados em relação ao Sentra, produto que atualmente é apenas um coadjuvante na categoria em que o Toyota Corolla segue a referência.
Boa tarde, Guru!!
Muito obrigado pela resposta. Porém, sabe o que mais pega no VW, é o acabamento. Tenho um T-CROSS Sense, e já tem vários barulhos no acabamento que na revisão sana e logo volta a aparecer. Esse problema (acabamento) é que mais me desanima no Virtus. Agora, o Sentra é o oposto, tem acabamento melhor e mais conforto. Fica nítida nesse dois modelos qual é a necessidade do cliente, se for acabamento e conforto é Sentra. Se for tecnologias e desempenho é Virtus. Podia ser tudo em um só ne kkkkkkk.
Referente ao Corolla. com certeza seria a minha escolha, mas aqui no PR não consigo isenção devido que ultrapassa 155 cv.
Fiquei na dúvida entre esses dois e acabei escolhendo o Sentra Advance, até 152cv para isenção de IPVA, no PCD ele tem uma redução de 33k mais ou menos, pensando em revenda futura esse desconto não me fez pensar duas vezes, entrar em um Sentra e de pois em um Virtus, da um desanimo! Sentra interior é muito mais que o Virtus, o que impressiona no Virtus é a aceleração (torque), mas com tantos radares, prefiro curtir o trajeto do que chegar mais rápido.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Boa tarde, Guru!!
Muito obrigado pela resposta. Porém, sabe o que mais pega no VW, é o acabamento. Tenho um T-CROSS Sense, e já tem vários barulhos no acabamento que na revisão sana e logo volta a aparecer. Esse problema (acabamento) é que mais me desanima no Virtus. Agora, o Sentra é o oposto, tem acabamento melhor e mais conforto. Fica nítida nesse dois modelos qual é a necessidade do cliente, se for acabamento e conforto é Sentra. Se for tecnologias e desempenho é Virtus. Podia ser tudo em um só ne kkkkkkk.
Referente ao Corolla. com certeza seria a minha escolha, mas aqui no PR não consigo isenção devido que ultrapassa 155 cv.
Muito obrigado e sucesso em seu canal.
Com certeza, Leonardo, em termos de qualidade construtiva temos sim um diferencial a favor do Sentra. Fico feliz em ajudar! Abraço
Fiquei na dúvida entre esses dois e acabei escolhendo o Sentra Advance, até 152cv para isenção de IPVA, no PCD ele tem uma redução de 33k mais ou menos, pensando em revenda futura esse desconto não me fez pensar duas vezes, entrar em um Sentra e de pois em um Virtus, da um desanimo! Sentra interior é muito mais que o Virtus, o que impressiona no Virtus é a aceleração (torque), mas com tantos radares, prefiro curtir o trajeto do que chegar mais rápido.