Novos Opel Grandland e Peugeot 3008: “primos” antecipam detalhes do Jeep Compass 2026
Dupla europeia merece nossa atenção uma vez que muitos elementos inaugurados por esses modelos deverão figurar no novo Jeep Compass
César Tizo - abril 28, 2024
Ao longo dos últimos meses algumas movimentações importantes realizadas pela Stellantis na Europa devem ser acompanhadas de perto por nós aqui no Brasil.
Talvez a mais significativa delas resida nas estreias das gerações mais recentes do Opel Grandland e do Peugeot 3008. Ambos, por sua vez, antecipam diversos elementos que deverão permear o projeto do Jeep Compass 2026, que vai marcar a evolução completa do SUV.
Como antecipamos em janeiro deste ano, o novo Jeep Compass encontra-se em desenvolvimento sob o codinome de projeto J4U e tem previsão de estreia dentro de dois anos.
Detalhe da plataforma STLA Medium: base para a próxima geração do Jeep Compass
Plataforma
Em comum, os novos Opel Grandland e Peugeot 3008 foram projetados já sobre a moderna plataforma multienergia STLA Medium, a qual também dará vida para a próxima geração do Jeep Compass.
Muito versátil, a arquitetura permite não só a oferta de versões puramente elétricas de 700 km, bem como configurações de acesso com propulsão híbrida-leve. A tecnologia híbrida plug-in também é suportada pela plataforma.
Opel Grandland
Como a arquitetura STLA Medium foi concebida para automóveis de comprimento entre 4,30 e 4,90 m, podemos esperar por um salto em termos de porte para o novo Jeep Compass, algo interessante considerando o avanço da concorrência de modelos chineses como o GWM Haval H6 e o BYD Song Plus, ambos bem maiores do que o Compass atual.
Apenas como comparação, o novo Peugeot 3008 europeu alcança 4,54 m de comprimento, 1,89 m de largura e 2,73 m de entre-eixos, enquanto o Jeep Compass produzido atualmente em Goiana (PE) registra 4,40 m, 1,81 m e 2,63 m, respectivamente.
Nova geração do Peugeot 3008: plataforma multienergia permite diversos tipos de propulsão
Portanto, podemos esperar também saltos no conforto interno para a próxima geração do Compass, em especial por conta do acréscimo do espaço na cabine, além de um porta-malas com maior capacidade.
Em termos mecânicos, certamente a próxima geração do Jeep Compass nacional deverá adotar soluções de propulsão preconizadas pela nova família Bio-Hybrid desenvolvida no Brasil e que leva em conta sistemas adaptados para a realidade de nosso mercado em termos de custos bem como prioriza o uso de biocombustíveis como solução de descarbonização.
Sucesso de público desde sua nacionalização em 2016, o Jeep Compass atualmente é o modelo mais vendido da marca no Brasil e soma 11.636 emplacamentos no primeiro trimestre deste ano.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok