Compra PcD: Tiggo 5x Sport com todas as isenções ou optar pelo Tiggo 7 Sport?
SUVs compartilham motor, câmbio e diversos componentes mecânicos, mas um deles oferece mais vantagens na compra com isenção
César Tizo - maio 9, 2024
Guru qual melhor compra entre CAOA Chery Tiggo 5x Sport PCD com todas as isenções por (R$ 100.830,00) ou CAOA Chery Tiggo 7 Sport com isenção de IPI por (R$ 125.361,20) – pergunta enviada por André
André, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Excelente a questão proposta por você uma vez que ela nos convida a uma série de reflexões importantes envolvendo não só os modelos citados da CAOA Chery, bem como algumas particularidades envolvendo a compra com isenção.
Iniciando pelos veículos em si, de uma maneira bem objetiva temos na questão do porte o grande elemento de diferenciação entre o Tiggo 5x e o Tiggo 7, ambos no catálogo Sport.
Vale salientar que o Tiggo 5x já oferece uma cabine suficientemente confortável para 5 passageiros, entretanto seu porta-malas (340 litros) é bem menor em relação ao do Tiggo 7 Sport (525 litros), algo que você deve ponderar em sua decisão.
Curioso destacar que, apesar de compartilharem o motor 1.5 turbo flex (150 cv/21,4 kgfm) e a transmissão CVT, mesmo com seu tamanho superior o Tiggo 7 Sport consegue ser mais econômico no ciclo urbano do que o Tiggo 5X. No caso, o Tiggo 7 Sport registra médias oficiais de 11,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com gasolina contra 9,9 e 11,5 km/l, respectivamente, do Tiggo 5x Sport.
Fora isso, do ponto de vista técnico, os dois SUVs têm conjuntos elogiáveis, com destaque para a suspensão independente com disposição multibraço traseira, freio a disco nas quatro rodas, entre outros atributos.
Qual é mais vantajoso para PcD?
Partindo agora para o cerne da questão, do ponto de vista financeiro a opção do Tiggo 5x Sport mostra-se mais vantajosa por algumas características importantes.
Em primeiro lugar, elencamos o próprio valor final do SUV compacto na casa de R$ 100 mil, fruto dos incentivos da CAOA Chery e também ao fato de que o Tiggo 5x Sport acumula a isenção do IPI e do ICMS proporcional.
Em segundo lugar, é importante realçar a forte redução do custo total de propriedade uma vez que, como o preço final do Tiggo 5x Sport para PcD não excede R$ 120 mil na nota fiscal, o SUV se credencia para o abatimento total do IPVA em Minas Gerais considerando o regramento vigente. Já em outros estados, como São Paulo, por exemplo, será cobrado o IPVA proporcional que ultrapassar o teto de isenção (hoje em R$ 70 mil).
Como o Tiggo 7 Sport gravita em R$ 125 mil na compra PcD, o SUV intermediário não será elegível ao abatimento tributário do IPVA em seu primeiro ano, resultado em uma despesa adicional de R$ 5 mil necessária para licenciar o automóvel.
Portanto, somando esses valores, estamos falando em uma diferença total de aproximadamente R$ 30 mil levando em conta a diferença de preço dos dois SUVs já considerando a compra com isenção e adicionando, no caso do Tiggo 7 Sport, o custo extra do IPVA.
É necessário você ponderar se vale arcar com essa diferença por conta do tamanho superior do Tiggo 7 Sport, caso contrário o Tiggo 5x Sport é uma escolha mais sensata na compra PcD.
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Qual é a espera para adquirir um tiggo 5x para pcd