Quais são os melhores SUVs e crossovers até R$ 120.000?
Leitor está pesquisando um modelo com essas características e nos pediu ajuda para definir a compra
César Tizo - maio 15, 2024
Boa tarde César, gostaria de indicação para compra de SUV no valor de até R$120.000,00, se possível listar alguns, estou pesquisando alguns entre eles o Kicks, Pulse, T-Cross e Tiggo 5x, mas como sou inexperiente, sua visão como profissional seria primordial para minha decisão de qual SUV comprar, agradeço pelo espaço para dirimir duvidas automobilísticas – pergunta enviada por Sidney
Sidney, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Desde já agradeço pela confiança e a oportunidade de ajudá-lo na escolha do seu próximo automóvel, fico feliz com o contato!
Antes de iniciarmos a resposta, gostaria de esclarecer que, aqui no site, elaboramos um padrão no qual “crossovers” e “SUVs compactos” são analisados de maneira distinta, em categorias próprias, permitindo uma comparação equânime entre esses veículos.
Melhor crossover até R$ 120.000
No segmento classificado por nós de crossovers, recomendamos aqui no Guru dos Carros o Renault Kardian como a opção mais equilibrada hoje em dia.
Dentro do limite financeiro estabelecido, é possível adquirir o Renault Kardian na versão de entrada Evolution (R$ 112.790) ou, sem extrapolar tanto no quesito preço, o catálogo intermediário Techno (R$ 122.990).
Conta a favor do Kardian a plataforma moderna e recém-nacionalizada, além do conjunto mecânico eficiente composto pelo motor 1.0 turbo (veja mais detalhes no vídeo abaixo) associado ao câmbio de dupla embreagem banhado a óleo.
No caso do Kardian Techno, o modelo sai de fábrica com 6 airbags, chave presencial, central multimídia com tela de 8″, freio de estacionamento elétrico, sensor de estacionamento, trio elétrico e até mesmo um importante assistente de condução, no caso o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência.
Melhores SUVs compactos até R$ 120.000
Partindo para os SUVs compactos, hoje em dia quatro representantes da categoria destacam-se no quesito preço combinado com atributos como itens de série, propulsão e conjunto mecânico.
Começando por ordem alfabética de marca e modelo, o CAOA Chery Tiggo 5x atualmente se destaca pelo preço competitivo (R$ 115.990 na cor preta) combinado com diferenciais técnicos relevantes, como a presença da suspensão independente (inclusive do tipo multibraço traseira), além do freio a disco nas quatro rodas.
Conta também a favor do CAOA Chery a lista de itens de série contemplando os principais itens de conforto e comodidade, além de “mimos” como o revestimento interno de couro.
Apesar do motor 1.5 turbo flex (150 cv/21,4 kgfm) oferecer bom nível de desempenho e robustez ao Tiggo 5x Sport, o consumo não é o ponto forte do SUV, com parciais de 9,9 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com gasolina.
Em seguida, migramos para o Chevrolet Tracker em seu catálogo de entrada “AT Turbo”, que tem preço sugerido de R$ 119.900.
O motor 1.0 sobrealimentado (116 cv/16,8 kgfm) forma uma boa dupla com o câmbio automático 6 marchas e se notabiliza pela mecânica mais eficiente, com médias oficiais de 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina.
O Tracker não é tão equipado quanto o Tiggo 5x Sport e sua suspensão e freios são mais simples, porém ele oferece cabine confortável para 5 passageiros e porta-malas (393 litros) na média da categoria.
Avançando nas sugestões chegamos ao Fiat Fastback em sua versão Turbo 200, que custa hoje em dia R$ 117.990.
Ao contrário do Tracker, o ponto forte do Fiat fica para seu amplo porta-malas com capacidade para 516 litros de acordo com o padrão VDA.
Além do moderno motor 1.0 GSE (120 cv/20,4 kgfm), o Fastback é um modelo eficiente (médias de 11,9 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina) e bem equipado de série, saindo de fábrica com faróis full-LED, câmera de ré, sensor de estacionamento, central multimídia de 8,4″, apenas para elencar alguns recursos.
Por fim, apesar dos longos anos de mercado, o Jeep Renegade segue competitivo na faixa até R$ 120.000.
Hoje em dia o SUV parte de R$ 118.290 e, assim como o Tiggo 5x Sport, também traz suspensão independente (McPherson) e freio a disco nas quatro rodas, denotando seu projeto mais sofisticado.
O SUV nacional da Jeep é o que conta com motor mais potente, no caso o 1.3 GSE oferecendo até 185 cv e 27,5 kgfm. Além do desempenho superior em relação aos rivais, o modelo oferece consumo equilibrado (10,9 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com gasolina).
O Renegade de entrada conta com o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e o assistente de permanência em faixa, dois recursos que merecem destaque, além da central multimídia, faróis em LED, rodas de liga leve aro 17″, 6 airbags, entre outros.
O Jeep também tem como ponto a favor o novo prazo de 5 anos de garantia concedido pela marca para todos os catálogos do Renegade.
Em resumo, Sidney, vale a pena ponderar os pontos fortes e fracos de cada SUV e analisar qual lhe oferece mais em relação às características que deseja encontrar no seu próximo automóvel, bem como fazer um test-drive completo para conhecê-los do ponto de vista dinâmico.
Caso queira uma sugestão, o Renegade e o Tiggo 5x Sport figuram como escolhas bastante sensatas.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok